Menu
em

Sindserv pede que aulas iniciem dia 1º de março

Arquivo DC

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa (Sindserv/PG), que vinha sugerindo que as aulas retornassem apenas em abril, passou a sugerir para a Prefeitura Municipal acompanhar o calendário do Governo do Estado, que adiou o início das aulas presenciais para o dia 1º de março. As atividades presenciais na rede municipal foram suspensas em março de 2020 e, desde então, conteúdos foram passados para serem feitos em casa e por meio do programa Vem Aprender, transmitido pela TV Educativa.

Ao longo da pandemia, diversas datas foram sugeridas para o retorno das atividades em sala de aula. A última proposta é de ensino híbrido, com metade dos alunos nas escolas e outra metade em casa, com aulas online, a partir do dia 22 de fevereiro. Mas, na visão do Sindserv, a medida pode colocar em risco as crianças e os profissionais da educação, já que o momento é de aumento do número de casos de contágio de covid-19.

No final do mês passado, o presidente do Sindserv, Roberto Ferensovicz, se reuniu com a secretária de Educação, Simone Neves, pedindo o adiamento das aulas presenciais. “Também reiteramos o pedido para a prefeita Elizabeth Schimdt, para que o retorno aconteça no dia 1º de março. Mas ainda não obtivemos nenhum retorno”, disse.

O Sindserv também procurou a Câmara de Vereadores para pedir o apoio da Comissão de Saúde e Educação. “Além de pedir a participação dos vereadores, encaminhamos um documento para a juíza Noeli Reback, da Vara da Infância e Juventude, pedindo uma audiência e vamos conversar com o Ministério Público”, disse Ferensovicz.

Ele descarta qualquer possibilidade de paralisação por parte dos servidores da educação. “Não esgotamos ainda os canais de diálogo. Ainda queremos passar por todas essas etapas, pedindo o apoio para as mais diversas autoridades”, disse ele.

Retorno mantido

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o retorno das aulas no formato híbrido está mantido e começa a partir desta quinta-feira (18) com aulas remotas e no dia 22 de fevereiro com as aulas presenciais para 50% dos alunos de 4 a 10 anos.

“Nos dois primeiros dias, as aulas serão pela TV Educativa, com a abertura do ano letivo. Os alunos conhecerão as professoras do Programa Vem Aprender, responsáveis pela produção e atuação no programa de aulas remotas, bem como terão uma série de informações a respeito do funcionamento do sistema híbrido”, informou. O retorno das crianças até 3 anos ainda está em avaliação pela Educação. “No momento a prioridade é para o ensino obrigatório”.

A Secretaria de Educação observou que, para 2021, fez uma adaptação ao ensino híbrido. “O programa Vem Aprender agora conta com uma equipe de 34 professores que organiza, além das aulas na TV, os planejamentos das aulas e as atividades remotas para os alunos, em todas as áreas de conhecimento, que são disponibilizadas para as escolas com antecedência”, disse.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile