em

Sesc inicia instalação de gradil na Estação Saudade

Cerca de metal com mais de dois metros de altura deve dar maior segurança ao prédio e a funcionários do Sesc (Foto: Fábio Matavelli)

Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, a Estação Saudade, localizada no Centro de Ponta Grossa, está recebendo uma cerca de metal para proteção do imóvel e do seu entorno. A iniciativa é do Sesc PR, que possui uma unidade instalada no imóvel e obteve autorização do município para colocar o equipamento. A instalação já teve início, e deve ser concluída no próximo mês, abrangendo o cercamento do prédio e do seu entorno.

Será coberta uma área de 268,23 metros quadrados com gradil. Assim que finalizado, o acesso ao local será feito por um grande portão, nos horários de funcionamento do Sesc Estação Saudade. “A colocação das grades visa promover um espaço agradável, pensando na segurança da população e dos nossos colaboradores, além da preservação da estrutura local. Pelo fato de a plataforma ser um espaço aberto, já nos deparamos com pichações nos bancos, o uso de álcool e substâncias ilícitas”, enfatiza a gerente executiva do Sesc Estação Saudade, Mônica Diniz de Souza.

A Estação Saudade pertence ao município e foi cedida ao Sesc PR – por meio da Lei Municipal nº 12.465, de 2016 –, por 25 anos, renovável por igual período. A entidade realizou a revitalização do imóvel, entregue no final de 2019, e vem mantendo sua preservação desde então, também com equipes de segurança.

Autorização

Segundo a assessoria de imprensa do Sesc, a Prefeitura de Ponta Grossa analisou em abril do ano passado o pedido para instalação do cercamento do prédio. Uma vez autorizado, e após realizado o processo de licitação, a empresa responsável iniciou a instalação de grades que, por conta das medidas restritivas do decreto municipal 18.765/21 para conter os avanços da pandemia da covid-19, ainda não foi concluída. Para que o gradil seja instalado, o calçamento existente diante da plataforma – que também necessitava reparos – foi recuado e está sendo refeito.

Serviços em funcionamento

Desde que foi devolvida à população dos Campos Gerais em dezembro de 2019 revitalizada e transformada em unidade cultural do Sesc PR, a Estação Saudade tem sido um espaço de preservação da memória da antiga estação ferroviária da cidade, além de promover programação variada e contar com o Café-escola Estação Saudade do Senac PR.

Seguindo os decretos municipais e os principais órgãos de saúde, a unidade cultural do Sesc PR foi reaberta nessa terça-feira (30), apenas com o Serviço de Atendimento ao Cliente, a loja da unidade e o Café-escola do Senac – este último apenas pelo sistema take away (retiradas no balcão), das 9 às 17 horas. Pela página da unidade no site https://www.sescpr.com.br/unidade/sesc-estacao-saudade/ também é possível verificar os serviços disponíveis na modalidade on-line.

Fundação de Cultura

Em nota, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) declarou que o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) está com as atividades suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas que já está com retorno programado. Desta forma, a FMC acionará o Compac imediatamente no regresso de suas atividades, bem como a Fecomercio – concessionária do espaço – será ouvida sobre o gradil a ser colocado na Estação Saudade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.