Menu
em

Seleção de temporários em Ponta Grossa inicia neste mês

Segundo o setor, as contratações devem ser efetivadas no início de novembro para apoiar as vendas de fim de ano e cobrir as férias de janeiro

Foto: Divulgação

Historicamente o mês de outubro é marcado pelo início das seleções e contratações de empregados temporários – e neste ano não deve ser diferente. No comércio de Ponta Grossa, a expectativa é de que as seleções sejam feitas no decorrer deste mês para as contratações serem efetivadas no início de novembro.

É o que afirma o presidente do sindicato dos lojistas (Sindilojas) e secretário municipal de indústria, comércio e qualificação profissional, José Loureiro. “O costume é pegar estes trabalhadores por três meses: em novembro e dezembro para o aumento das compras de fim de ano e até janeiro para que eles cubram as férias dos funcionários”, explica ele.

O representante afirma que para este ano as expectativas para a geração de empregos temporários em Ponta Grossa são positivas, principalmente na comparação com 2020. “No ano passado o pessoal acabou não contratando pessoas novas, pois acabaram chamando aqueles que tinham mandado embora devido à pandemia”, lembra Loureiro. “Acreditamos que esse ano teremos mais contratações de Natal, pois o comércio está bem aquecido”, complementa o representante.

Oferta de empregos temporários em Ponta Grossa

O coordenador da Agência do Trabalhador, Adriano Gonsalves, também vê as contratações de empregos temporários em Ponta Grossa de forma otimista para este fim de ano. “A tendência é de que a oferta aumente, e já deve iniciar nas próximas semanas”, afirma ele.

O Governo Federal disponibiliza dados de contratações temporárias por município apenas desde o ano passado, quando, de outubro a dezembro, foram registradas 475 admissões nesta modalidade em Ponta Grossa – número que se aproxima do total dos outros oito meses do ano (589), o que mostra a intensificação das contratações no fim do ano.

Enquanto que em 2020 inteiro foram feitas 1.256 contratações de temporários, em 2021, apenas de janeiro até agosto, já foram 1.124, o que confirma o otimismo da retomada.

De acordo com dados repassados por Gonsalves, apenas as vagas temporárias oferecidas através da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa somaram 161 de outubro a dezembro do ano passado, o que representa um terço do total. Em 2019 foram 290, em 2018 341, em 2017 249 e em 2016, 315.

Expectativa nacional é de recorde de contratações de temporários

De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o avanço da vacinação e o consequente aumento da circulação de consumidores deverão fazer com que o Natal de 2021 registre a maior oferta de vagas temporárias para o período nos últimos oito anos. A estimativa é que haja a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano, sendo 7,19 mil no Paraná. A entidade prevê ainda aumento de 3,8% nas vendas natalinas, em comparação com o ano passado.

Em 2020, a principal data comemorativa do comércio coincidiu com a segunda onda da pandemia do novo coronavírus, o que fez com que a contratação de temporários para o Natal fosse a menor em cinco anos (68,3 mil). 

Fabio Bentes, economista da CNC responsável pelo estudo, lembra que as lojas de vestuário, acessórios e calçados são, historicamente, as que respondem pela maior parte dos empregos temporários neste período do ano. “Enquanto o faturamento do varejo cresce em média 34% na passagem de novembro para dezembro, no segmento de vestuário o faturamento costuma subir 90%”, ressalta Bentes.

Em relação às profissões, a Confederação estima que oito em cada dez vagas criadas devem ser preenchidas por vendedores (60,7 mil) e operadores de caixa (15,2 mil). 

A CNC também afirma que a taxa de efetivação dos temporários após o Natal deverá ser maior do que nos últimos cinco anos, com a expectativa de absorção definitiva de 12,2% desses trabalhadores. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile