em

Segurança propõe 100% de bilhetagem eletrônica nos ônibus

Momento em Ponta Grossa é de parar e pensar em mudanças no transporte público (Foto: Fábio Matavelli)

O transporte público de Ponta Grossa foi tema de uma reunião ocorrida nessa terça-feira (15) entre os comandantes do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), da 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) e da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP). O assunto principal foi um só: como tornar mais seguro o transporte nos ônibus para funcionários e usuários do sistema.

O encontro resultou em alguns pontos levantados em consenso por todos. Entre eles, a necessidade de tornar o sistema totalmente voltado para uso de bilhete eletrônico. Na visão dos comandantes, ao retirar o dinheiro de circulação é possível tornar quase nulo o interesse dos criminosos pelos assaltos aos trocadores. Outro aspecto é a necessidade de incluir câmeras de segurança em todos os veículos, que poderiam reduzir também os casos de assédio sexual.

O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Leonel Beserra, revela que encaminhará ofício aos setores competentes da prefeitura, solicitando que esses dois itens – que segundo ele foram consenso entre todos os presentes – sejam incluídos na nova licitação do transporte público, prevista para ocorrer no próximo ano.

Foto: Divulgação PMPG

Câmeras e alarmes

“Vamos solicitar que haja inserção de requisitos de segurança na próxima licitação do transporte público, à existência de câmeras em todos os ônibus, já que hoje são muito poucos os que têm [o equipamento]”, informou Beserra à reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais. Outra possibilidade é a criação de um sistema de comunicação que permita aos motoristas e trocadores a notificação imediata à PM em relação a ocorrência de assalto. Uma espécie de alarme acionado por comando eletrônico.

Prevenção

O comandante Leonel Beserra também destacou que a PM faz um trabalho preventivo sobre o tema. Quando há algum crime, as equipes fazem levantamentos para tentar coibir sua repetição. “No mês passado foram três roubos com mesmo modus operandi na região do Bairro Contorno. Viaturas passaram a fazer patrulhamentos e abordagens na área, e não houve outros registros”, comentou, explicando que as análises criminais são semanais e definem estratégias pontuais.

Acionamento da PM

O comando do 1º BPM informou que deve fazer palestras junto aos funcionários da Viação Campos Gerais (VCG), empresa que realiza o serviço de transporte público na cidade. A ideia é passar orientações sobre o que fazer em caso de assalto. No dia 31 de maio, o motorista Paulo Roberto de Freitas foi vítima de assalto e o autor o golpeou com uma foice. A PM só foi informada do crime quando o profissional já estava no hospital, o que reduziu a possibilidade de localizar e prender o criminoso nos minutos seguintes. A Polícia Civil tem um inquérito aberto para identificar o assaltante, que na ocasião levou menos de R$ 20 do caixa do trocador.

Câmeras nos ônibus

O vereador Geraldo Stocco também participou da reunião, ao lado também de funcionários da VCG. Ele disse que vai tentar fazer com que a instalação de novas câmeras em ônibus ocorra ainda durante o atual contrato com a VCG. “Nós vamos tentar pleitear por mais câmeras agora, durante esse contrato, e também colocar isso na nova licitação do transporte coletivo”, informou.

De acordo com a assessoria de imprensa da VCG, dos 146 veículos da frota de ônibus, somente 10 possuem câmeras. O número corresponde àquilo previsto na lei municipal 10.333 de 2010. Naquele ano, a lei tornou obrigatória a existência de câmeras em 10 veículos.

Município debate mudanças no sistema

A secretária da SMCSP, Tânia Sviercoski, ressalta que qualquer alteração em sistemas do transporte passará primeiro pela análise técnica de viabilidade. “Essas sugestões serão, oportunamente, avaliadas sob os aspectos técnico, financeiro e gerencial, incluindo seus reflexos, de todas as ordens, para eventual encaminhamento”. Um dos aspectos mais polêmicos é que, com 100% de bilhetagem eletrônica, teria fim a atividade dos trocadores, e nunca houve um plano para realocação desses profissionais.

De toda forma, os assuntos abordados estão alinhados com uma discussão reiniciada neste mês sobre formas de otimizar o sistema de transporte público na cidade. A autarquia iniciou no último domingo testes com mudança em linhas e itinerários, a Câmara Municipal analisa alterações no Conselho Municipal de Transporte e já existe um grupo formado para elaborar a licitação para nova concessão do serviço, a partir de 2023.

Foto: Divulgação PMPG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.