Menu
em

Secretaria projeta ampliar oferta de ‘Bolsa Atleta’ municipal

Foto: Arquivo

Destaques do esporte ponta-grossense são contemplados desde 2005 com valores de incentivo do ‘Prata da Casa’, que funciona como bolsa de auxílio e incentivo a atletas de diferentes modalidades. Contudo, o novo secretário de Esportes, Marco Raasch, almeja um incremento de 40% no projeto. A intenção é atingir futuros medalhistas da cidade.

Atualmente, segundo dados do setor de Captação de Recursos e Planejamento da Secretaria, o investimento do programa beneficia em média 150 esportistas por ano. Eles são os destaques do município em competições oficiais do estado. Entre esses eventos estão os Jogos Abertos, os Jogos da Juventude e os Jogos Paradesportivos.

Com a ampliação pretendida, a prioridade de bolsa vai seguir destinada a esses atletas, no entanto o projeto também poderá ‘abraçar’ destaques locais e regionais dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), dos Jogos da Primavera (JEP) e dos Jogos Escolares (JEP’s).

“Quero uma maior valorização de atletas destaques dessas competições. O recurso estava sendo concentrado em atletas de Jogos da Juventude e Jogos Abertos. Quero despertar no jovem atleta o interesse em permanecer treinando e competindo”, justifica Raasch.

Com este argumento, a intenção é chegar a atletas que estão em fase de formação, mas que ainda não atingiram patamares mais elevados de desempenho. “Já neste ano queremos atender os pequenos destaques. Eles serão os futuros medalhistas”, afirma o secretário. Inclusive, a lei que instituiu o ‘Prata da Casa’ há mais de 15 anos cita apoio tanto a esportistas de alto nível técnico como também às crianças que se destaquem em escolinhas de formação.

Fazem parte dos critérios de enquadramento: nível de aprimoramento do atleta, carência financeira e bom desempenho escolar. Há uma Comissão Especial responsável por selecionar aqueles que são contemplados.

Apesar de almejar a adesão dos protagonistas locais e regionais já em 2021, o secretário tem ciência de que a aprovação do incremento será válida somente para a próxima temporada. Raasch enviou à Procuradoria Geral do Município uma proposta de modernização da Lei. “O recurso ainda está deficitário diante do propósito que temos. Para 2022 iremos propor à Secretaria da Fazenda o aporte de 40%”, explica.

Valor

O edital de chamamento para o ‘Prata da Casa’ de 2021 deverá ser publicado no início de março logo após a publicação das mudanças na lei. Os candidatos à bolsa poderão entregar os currículos para avaliação na sequência.

Para este ano ainda não foram definidos os valores da bolsa. Em 2020, por exemplo, o incentivo variava de R$ 350 a R$ 700 por mês. Contudo, por causa da pandemia, houve a diminuição do número de parcelas e foram contemplados somente atletas que estavam em treinamento e que participaram de competições.

Lei de Incentivo

Outra meta da Secretaria de Esportes é reformular a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Ela está inativa há quatro anos e se tornou uma carência do setor para acréscimo financeiro.

“Poderemos atender as entidades esportivas com bom desempenho nas competições estaduais e nacionais das diversas modalidades. A nova lei deverá ser publicada ainda neste ano para a aplicação em 2022”, conclui Raasch.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile