em

Abastecimento: Alagados está operando com 49% de volume útil

Foto: Arquivo DC

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), reforçou a importância de que a população de Ponta Grossa tenha consumo racional da água potável. Nesta sexta-feira (6), a Represa de Alagados está com 8 metros de lâmina d’água e 49% de volume útil, e o rio Pitangui com vazão normal. O consumo diário de água tratada na cidade se mantém em torno de 80 milhões de litros.

Consultada pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, a empresa elencou as ações que podem fazer diferença nas estratégias adotadas nas próximas semanas para garantir o abastecimento a todos.

“Não se deve utilizar água potável para diminuir a poeira das calçadas e nem sobre veículos. Os banhos devem ser rápidos, deve-se acumular a louça para ser lavada e enxaguada e a água de lavagem de roupas deve ser aproveitada para outras atividades”, informou a Sanepar, por meio de sua assessoria de imprensa.

A recomendação ocorre em meio ao alerta lançado pelo Governo do Estado, que estendeu a situação de emergência hídrica. O Decreto 8.299/221, publicado nesta semana, tem validade de 90 dias, e autoriza as empresas de saneamento – incluindo a Sanepar – a adotarem medidas que garantam o abastecimento público. Entre essas medidas estão os rodízios de água e restrições na vazão, por exemplo. 

Nível do rio

Segundo a Sanepar, em Ponta Grossa o sistema de abastecimento de água está operando dentro da normalidade no momento. Ocorreram chuvas significativas nos dias 16 a 19 de julho e 27 de julho, que acumularam 40 mm na área da bacia de Alagados.

Previsão do tempo

Mesmo nas regiões do Estado em que os sistemas de abastecimento seguem na normalidade, a Sanepar reforça a importância de que a população evite desperdícios. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê chuvas, em Ponta Grossa, a partir do dia 13. No momento, o dia 16 tem previsão de 6 milímetros de chuva.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.