em

Samu registrou mais de 200 crianças engasgadas em 2019

No início da noite de terça-feira (7), o Samu de Ponta Grossa atendeu a mais uma ocorrência de bebê com as vias áreas obstruídas. A situação foi registrada na região do Parque Nossa Senhora das Graças, perto das 20 horas.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a criança, com menos de duas semanas de vida, deu entrada com quadro de broncoaspiração, e exigiu manobras de desobstrução e de estabilização antes de seu encaminhamento hospitalar. A criança foi encaminhada ao Hospital da Criança, onde permaneceu em observação e liberada após a realização de exames, com orientações médicas.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, casos como esse são mais comuns do que se pensa. Ao longo de 2019, o Samu atendeu a 207 ocorrências do tipo, com vítimas de várias idades, que exigiram desde orientações realizadas por telefone até encaminhamento hospitalar. No entanto, o número pode ser maior, já que inclui apenas os chamados registrados como obstrução de vias aéreas, sem incluir casos com descrição similar como ausência de respiração.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.