em

Samu Regional atenderá 568 mil pessoas da região

A Prefeitura de Ponta Grossa apresentou na manhã de ontem (08) as cinco novas ambulâncias que farão parte da estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional. Os novos veículos, já equipados, vieram através de recursos do Ministério da Saúde. São três ambulâncias básicas e duas alfas, que totalizam em R$ 1,1 milhão em investimentos.

De acordo com o diretor geral do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CimSamu), Jaime Menegoyo Nogueira, o Samu Regional poderá atender inicialmente 568 mil pessoas. "Já temos nove cidades que estão com contratos assinados. Agora irão começar a adequar ou construir as bases do Samu nesses locais. Depois desses procedimentos, nós poderemos ter o pleno funcionamento do Samu Regional", explica. O diretor destaca que inicialmente serão contratados mais de 100 funcionários, através da abertura de uma licitação, que irão trabalhar nessas nove cidades para atender a demanda de atendimentos.

Os municípios de Ponta Grossa, Arapoti, Jaguariaíva, Ivaí, São João do Triunfo, Imbaú, Curiúva, Telêmaco Borba e Ortigueira já assinaram o contrato e iniciaram as adequações. A cidade de Ponta Grossa irá assumir a central de atendimento e regulação do Samu Regional. "Nós já fizemos as adequações ainda no ano passado para receber esse projeto e estamos preparados para assumir a demanda. Então quando alguém ligar para o Samu de alguma cidade da região, essa ligação vem para nossa cidade e nós damos o direcionamento de quais ambulâncias devem se deslocar para atendimento", explicou o prefeito Marcelo Rangel. Durante o evento, a prefeitura também recebeu a doação de rádios comunicadores do Governo do Estado que irão ajudar no funcionamento das ambulâncias.

O diretor do CimSamu destacou que ainda não há uma data certa para que o Samu Regional comece a atender. "Nós estamos correndo com os trâmites burocráticos. Minha intenção é que a partir de agosto tudo já esteja certo para começarmos a atender com essa nova estrutura. Ponta Grossa é a única cidade que já está com toda a estrutura e equipamentos adequados", esclarece. Nogueira afirma que o planejamento futuro é que todas as cidades que fazem parte das regionais de saúde de Ponta Grossa, Irati e Telêmaco Borba façam parte do Samu Regional, e assim o serviço conseguirá atender 1 milhão de habitantes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.