em

Saiba por que a Santa Casa de PG está mudando sua fachada

O edifício do hospital Santa Casa, localizado na área central de Ponta Grossa, sempre chamou a atenção pelo trabalho de destaque no atendimento a pacientes em diversas enfermidades, mas também pela sua arquitetura característica. Conforme atesta a inscrição em sua fachada, a inauguração do prédio remonta ao ano 1912. Justamente por conta disso, quem passa em frente ao hospital tende a se surpreender com uma novidade: a Santa Casa deixa de ter tonalidade azul e passa a ter a coloração amarela.

Se para a maior parte da população a substituição na cor causa surpresa, por outro lado, a gerência de relacionamento da Santa Casa explica que a obra tem, justamente, o objetivo de conferir ao prédio o valor histórico que ele guarda. Essa é uma fachada tombada. O prédio está entre os 42 imóveis históricos da cidade e, de tempos em tempos, é importante revitalizar. A escolha pela cor amarela se dever porque, lá no início, a Santa Casa tinha pintura amarela.

A ideia, portanto, é apresentar à população um edifício talvez ainda mais parecido com aquele conhecido pela população no início do século XX, quando tiveram início os atendimentos no então chamado “hospital de caridade”.

A obra de restauro e pintura tem previsão de levar cerca de três meses até sua conclusão, ocasião em que a nova aparência será, oficialmente, apresentada a Ponta Grossa e todos os municípios da região atendidos pela Santa Casa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.