em

Mudança na lei permite ‘furar’ o sinal vermelho; entenda

Foto: José Aldinan

Uma placa instalada em poucos cruzamentos de Ponta Grossa vem causando confusão entre motoristas mais atentos e aqueles distraídos. A sinalização permite que veículos passem no sinal vermelho: “Atenção após parada. Conversão à direita permitida no sinal vermelho. Respeite o pedestre”, diz o aviso.

Mas pode uma placa permitir a conversão no sinal vermelho?

A resposta é sim. Há pouco mais de um ano foi incluído no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a permissão para esse tipo de manobra.

O artigo 44-A, inserido por Lei Federal, afirma que “é livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão, observados os arts. 44, 45 e 70 deste Código”. A intenção é melhorar a fluidez do trânsito, evitando retenções com a direita livre.

O mesmo artigo diz que “ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência”.

Ponta Grossa

Em PG, a sinalização foi instalada em esquinas nas quais a conversão à direita não interfere diretamente no fluxo dos cruzamentos.

É o caso da Avenida João Manoel dos Santos Ribas com a Visconde de Itaboraí, na Nova Rússia. Quem segue no sentido bairro pode dobrar à direita na Visconde de Itaboraí mesmo com o sinal vermelho. Para isso, deve respeitar a travessia de pedestres e seguir dentro da faixa determinada pelo Departamento de Trânsito.

Distração

Alguns motoristas ainda não perceberam a presença da sinalização em Ponta Grossa (ou talvez sejam precavidos demais). Eles optam por esperar o sinal abrir para fazer a conversão, o que causa buzinaços na região.

A página ‘Em PG é Assim’ até publicou um aviso em tom humorado: “Pontagrossauros, prestem atenção: vocês podem virar à direita mesmo com o semáforo no vermelho, leiam a placa…”, diz a postagem nas redes sociais.

Imagem: Reprodução

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.