em

Saiba como deve ficar monumento dos 200 anos de Ponta Grossa

A peça será colocada em um canteiro da avenida Dom Geraldo Pellanda, nas proximidades da rotatória que leva ao Jockey Club (foto: José Aldinan)

A cidade de Ponta Grossa irá receber um monumento em comemoração dos 200 anos da cidade. A obra será realizada pelo artista plástico João Moro e será instalada no Bairro de Uvaranas.

A contratação do artista plástico para a execução do monumento foi publicada em Diário Oficial. O governo municipal irá investir R$ 140 mil para realizar esta ação.

Detalhes do monumento

A escultura terá aproximadamente 5 metros de altura, 2.25 metros de comprimento e 1 metro de largura. O monumento tem como a pomba como símbolo principal, “remete um dos símbolos da fundação da cidade de Ponta Grossa, que também representa o Dom (Espírito Santo)”, explica o projeto do governo municipal.

A peça será colocada em um canteiro da avenida Dom Geraldo Pellanda, nas proximidades da rotatória que leva ao Jockey Club. O local foi escolhido, ainda segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, por conta de ser uma localização estratégica para representar de “forma poética a história do desenvolvimento do território e do povo de Ponta Grossa”, diz a justificativa.

A escultura será produzida em matéria de aço corten, liga de aço carbono, zinco e estanho. “A escultura terá o tom permanente de ferrugem, oxidação do aço corten, ferrugem que cria uma película de proteção sem corrosão”, é o que afirma o documento do projeto da peça, anexado no Portal da Transparência.

Sobre o artista

João Moro, nasceu em 1959 em Pato Branco no Paraná, e viveu em Ponta Grossa dos 3 aos 21 anos. O artista iniciou sua carreira no mundo das artes aos 11 anos. Atualmente, Moro é proprietário do maior e mais completo atelier de gravura do Estado do Paraná, com prensas e pedras de litografia, gravura em metal e xilogravura. O artista também atua com pintura, esculturas, restauros, painéis, monumentos e outras técnicas.

Confira a projeção da escultura:

Foto: Portal da Transparência/Ponta Grossa

João Moro foi escolhido para ser o criado do monumento:

Foto: Divulgação/Alep

Leia mais: Gincana cultural ‘Princesa em Festa’ comemora os 200 anos de PG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.