em

Saiba alguns desafios listados no Plano de Metas de Ponta Grossa

Município prevê mais ciclovias e ações em meio ambiente e saúde

Foto de ciclistas na ciclovia de Itaiacoca
Ciclovia de Itaiacoca / Foto: Arquivo DC

O Plano de Metas 2021-2024 é um documento elaborado pela Prefeitura de Ponta Grossa, que estabelece caminhos para o crescimento econômico e social da cidade. Ele estabelece 17 eixos ou critérios de atuação e dezenas de metas a serem cumprida até o encerramento da atual gestão municipal. Saiba mais sobre o Plano de Metas de PG.

Plano de Metas de PG

Em meio a tantas propostas estão várias cuja aplicação prática se mostra interessante para o município. Podem ser listas a ampliação de programas assistenciais, aumento na coleta de resíduos orgânicos para alimentação da usina de biogás, pavimentação de todo o Distrito Industrial, além da criação de novas bases da Guarda Municipal e da rede de monitoramento por câmeras.

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais listou algumas das ações previstas do Plano de Metas, resumindo as propostas, e irá detalhar o documento nos próximos dias.

Aumento do uso da usina

A Prefeitura tem como meta triplicar o montante de lixo orgânico coletado na cidade. Segundo o PM, foram coletadas 2.080 toneladas em 2021. Para este ano, a intenção é chegar ao dobro (4.160 toneladas). No final de 2024, o montante recolhido deve ser de 6.240 toneladas. Isso deve ser possível com ampliação de pontos de coleta e separação correta. Intenção é obter matéria-prima para usina termoelétrica de biogás.

Centro de artes marciais

A Praça Simón Bolívar deverá receber a construção de um centro esportivo que abrigue as artes marciais e outras modalidades, focado na formação de esporte iniciação. Neste ano deve ocorrer a busca de recursos estaduais e federais para as obras. Em 2023 deve ocorrer a construção do ginásio e, em 2024, a execução e coordenação de projeto.

‘Zukão’ deve passar por reforma

O Ginásio Estanislau Stanislawczuk (Zukão), no Bairro Nova Rússia, passou por levantamento em 2021. Neste ano, o Município busca recursos junto ao governo estadual e ao governo federal para modernização. O objetivo é que, em 2024, o local esteja recebendo eventos esportivos e competições oficiais, além do Projeto Esporte de Base.

Ampliação de programas assistenciais

O número de pessoas atendida pelos programas sociais do Município devem saltar de 8 mil (2021) para 25 mil em 2024. A meta está elencada na categoria segurança social e alimentar. Se refere aos programas Mercado da Família, Feira Verde e à criação do programa Horta da Família em terrenos de associações de moradores, áreas públicas e terrenos particulares disponibilizados para a iniciativa.

Inclusão de famílias na Prolar

O Município pretende inserir, a cada ano 420 famílias nas ações do programa Morar Melhor, destinado a famílias de baixa renda e voltado para melhorias em ocupação de espaços urbanos. Pelo programa, o Poder Público reforma imóvel e a Prolar acompanha a obra. O investimento em quatro anos deve ser de R$ 6,3 milhões. Não está claro como isso será feito, caso a Prolar seja extinta, conforme proposta que deve ser analisada este ano pela Câmara Municipal.

Implantar o web-consultas

Um sistema deverá permitir consultas médicas realizadas por aplicativo e acesso a prontuários médicos de cada paciente, com suporte de agentes comunitários de saúde para cidadãos que não têm equipamento ou acesso à internet. Deverão ser implantadas 30 equipes para essa finalidade em três anos.

Ciclovias de ligação

O município conclui, neste ano, a ciclofaixa que liga o campus UEPG em Uvaranas, ao Passo do Pupo, no Distrito de Itaiacoca. Para 2023 e 2024, a meta é construir mais 10 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, ligando OAB a Carlos Cavalcanti, Chafariz de Uvaranas a BRF, e Parque Linear ao Lago de Olarias. Espaços deverão se compartilhadas por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Fortalecimento da indústria

A Zona Industrial Norte, às margens da PR-151, deve receber pelo menos cinco novos empreendimentos ainda este ano, dentro do Plano de Metas. Para isso, serão oferecidos incentivos fiscais no IPTU para empresas que forem se instalar na região. Também está sendo implantado programa para asfaltar todo o Distrito Industrial Prefeito Cyro Martins, cuja conclusão deve ocorrer em 2024.

Aumento de turistas

Por meio da oferta de cursos e oficinas, benefícios fiscais e cadastro de estabelecimentos, o Município pretende aumentar o número de visitantes nos atrativos qualificados (parques com monitoramento). Em 2021, foram cerca de 1 mil. Em 2024, esse número deve subir para 10 mil ao ano.

Incentivo aos MEIs

No desenvolvimento econômico, duas metas já foram atingidas: reduzir ISS para escritórios de serviços contábeis que atendem gratuitamente aos MEIs; e ampliar margens, inclusive nas compras públicas, para micro e pequenos empreendedores. Nos próximos anos, deve ser criado o ISS Verde, com redução da base de cálculo ou de alíquotas para empresas que explorem o turismo rural no Município e para estímulo ao programa Horta da Família.

Criação do porto seco

Proposta antiga na cidade, o Município pretende colocar em prática a instalação de um Centro Logístico Industrial Aduaneiro – o porto seco, no Distrito Industrial. A empresa Master Cargas Brasil deve atuar nesse sentido, com apoio da prefeitura, agilizando o processo de desembaraço de produtos junto à Receita Federal, para exportação e importação.

GCM terá nova sede

A Guarda Civil Municipal deverá contar com nova sede, em terreno específico para isso no Parque de Olarias. A finalização das obras deve ocorrer em 2023, prevendo inauguração e uso do local em 2024. Quatro novas bases da GCM também deverão ser construídas em regiões com maiores índices de criminalidade, sendo uma neste ano, outra em 2023 e duas em 2024.

Maior rede de câmeras

A vigilância por câmera também deve ser ampliada. Das 80 câmeras disponíveis até 2021, deve chegar a 140 em 2024. Ao invés das quatro atuais, serão 16 que farão reconhecimento facial. O número de equipamentos que fazem leitura automática de placas de veículos deve subir de 14 para 50 nesse mesmo período. Em parceria com a comunidade, deverão ser incorporadas ao sistema 150 câmeras.

Desta mesma série de reportagens, leia também:

Confira abaixo o Plano de Metas completo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.