em

Ricardo Zampieri se desfilia do Republicanos e projeta candidatura

Ricardo Zampieri
Ricardo Zampieri ainda não anunciou em que partido ele deve se filiar. (Foto:Divulgação)

O ex-vereador e presidente municipal do partido Republicanos, Ricardo Zampieri, anunciou nesta quarta-feira (9) sua desfiliação da sigla. Ele divulgou sua saída do partido através de uma nota oficial.

Ele destaca que no período em que esteve à frente do Republicanos fez o partido participar diretamente do debate municipal, discutindo os projetos e o futuro da cidade, compondo diretamente uma chapa que conquistou o apoio de mais 44 mil pessoas nas eleições municipais. “Além disso, como presidente municipal, em um cenário improvável, conseguimos com o nosso grupo de apoiadores e simpatizantes conservadores bolsonaristas, conquistar uma cadeira no legislativo municipal, sendo esta a meta a mim imposta pela executiva estadual, encerrando meu ciclo na sigla com a sensação de dever cumprido”, frisa.

Zampieri afirma que decide pela saída do partido diante das últimas sinalizações da sigla em nível nacional, com a possibilidade de optar pela neutralidade no primeiro turno, ou até mesmo cogitar apoio a outra candidatura, que não a do atual presidente.

Bolsonarista, Zampieri avalia disputar as eleições deste ano, apresentando, segundo ele, uma opção conservadora para a região dos Campos Gerais, com apoio à reeleição do atual presidente da República.

Confira a nota de Zampieri, na íntegra:

“Eu, Ricardo Zampieri, Presidente Municipal do Partido Republicanos de Ponta Grossa, venho solicitar a minha desfiliação desta agremiação a partir da presente data.

Neste período, fiz o partido participar diretamente do debate municipal, discutindo os projetos e o futuro da cidade, compondo diretamente uma chapa que conquistou o apoio de mais 44 mil pessoas. Além disso, como presidente municipal, em um cenário improvável, conseguimos com o nosso grupo de apoiadores e simpatizantes conservadores bolsonaristas, conquistar uma cadeira no legislativo municipal, sendo esta a meta a mim imposta pela executiva estadual, encerrando meu ciclo na sigla com a sensação de dever cumprido.
Decido pela minha saída nesta data, diante das últimas sinalizações do partido a nível nacional, com a possibilidade de optar pela neutralidade no primeiro turno, ou até mesmo cogitar apoio a outra candidatura, que não a do atual Presidente.

A partir deste momento, irei analisar com meus apoiadores os atuais convites, para compor uma sigla mais próxima e comprometida de fato, com as pautas do Governo Federal, e apoio incondicional ao Presidente Bolsonaro, nas eleições deste ano.”

Trajetória

Ricardo Zampieri foi eleito vereador da Câmara de Ponta Grossa em 2016, o vereador mais jovem da última legislatura, pelo Partido Solidariedade. Ele sofreu processo de expulsão do partido por apoiar o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro nas eleições de 2018. Na ocasião, o parlamentar foi um dos principais articulares da visita de Bolsonaro a Ponta Grossa.

No período eleitoral de 2018, se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), embora não tenha disputado a nenhum cargo eletivo na época.

Em 2020, mudou para o Partido Republicanos, pelo qual concorreu a vice-prefeito de Ponta Grossa, na chapa encabeçada por Marcio Pauliki. Eles obtiveram mais de 44 mil votos nas eleições, terminando em terceiro lugar.

No final de 2020, Zampieri, acabou preso temporariamente pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizada (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (Gaeco). A Operação investigava possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, fraude a licitação e tráfico de influência supostamente praticados por empresários, servidores públicos e vereadores de Ponta Grossa. Na época, Zamperieri era presidente da CPI do Estar Digital, e negou qualquer tipo de irregularidade, desvio de conduta ou possível fraude. No entanto, na ação oferecida pela promotoria do Gaeco à Justiça, Zampieri não foi indiciado ou acusado formalmente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.