em

Dos 23 vereadores de Ponta Grossa, 5 não tentarão se reeleger; veja quem são

Foto: Arquivo/DC

Dos atuais 23 vereadores que compõem o Legislativo de Ponta Grossa, cinco não devem tentar reeleição nas eleições municipais deste ano. Com isso, será de 78,26% o índice de vereadores que disputarão a eleição em novembro para tentar reeleição à Câmara de Vereadores.

Ricardo Zampieri (Republicanos) será candidato a vice-prefeito ao lado de Marcio Pauliki (SD) e Pietro Arnaud (PSB) será candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela deputada estadual Mabel Canto (PSB). Dois candidatos do DEM também já confirmaram ao Diário dos Campos e dcmais que não tentarão reeleição: são a Professora Rose, que exerce nesta legislatura o primeiro mandato de vereadora e o vereador Sebastião Mainardes Júnior. “Já são quatro mandatos. Tenho a sensação de dever cumprido”, afirma.

Mainardes, que já foi presidente da Mesa Executiva do Legislativo e pertence à base de apoio do governo municipal na Câmara de Vereadores, também decidiu manter-se com o grupo de Marcelo Rangel (PSDB) na disputa majoritária, que apoia a candidatura da vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). “Vou me licenciar do meu partido e estarei junto com outros amigos na coordenação da campanha da Professora Elizabeth”, afirma. O Democratas, partido ao qual Mainardes é filiado, anunciou apoio a Marcio Pauliki na disputa majoritária.

O engenheiro civil Eduardo Kalinoski (SD), também não tentará reeleição. “Tenho alguns outros objetivos pessoais e profissionais e por isso não serei candidato. Além disso, entendo que política não é profissão; sou favorável à renovação e dar oportunidade para outras pessoas. Estou filiado ao Solidariedade estarei na campanha majoritária junto ao Marcio Pauliki”, aponta o vereador ao Diário dos Campos e dcmais.

Concorrem à reeleição

Os outros 18 vereadores tentarão reeleição para um novo mandato. É o caso de Celso Cieslak, Sargento Guiarone e Valtão, pelo PRTB. Um grande número de vereadores do PSD, que tem como candidata a prefeita Professora Elizabeth Schmidt também tentará se reeleger: é o caso do presidente do Legislativo, Daniel Milla, Divo, Florenal da Silva, Paulo Balansin e Vinicius Camargo.

Pelo PDT, Dr. Magno Zanellato chegou a anunciar a pré-candidatura a prefeito. Mas, por uma decisão nacional, o partido acabou por apoiar o projeto do PSB para as eleições municipais em Ponta Grossa. Com isso, a legenda acabou por apoiar a aliança entre PSB e PSC, que terá como candidata a prefeita a deputada estadual Mabel Canto. Assim, Dr. Magno deve disputar um novo mandato de vereador.

Pelo PSL, Dr. Zeca e Rudolf Polaco também estarão na disputa. Mingo Menezes, pelo Democratas, e Jorge da Farmácia, pelo Solidariedade também disputarão uma nova eleição. Felipe Passos e Maurício Silva também estarão na disputa entre os candidatos do PSDB.

George de Oliveira (Pros), Pastor Ezequiel Bueno (Avante) e Geraldo Stocco (PSB), também disputarão as eleições.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.