em

Região de Ponta Grossa registra 40 furtos de veículos a cada mês

Ponta Grossa registrou quatro furtos de automóveis, entre sexta-feira (25) e domingo (27). Dois deles foram levados da área central da cidade, e dois do bairro Uvaranas. Em comum, todos os carros tinham pelo menos 30 anos desde sua fabricação. Entre os modelos subtraídos na noite de sexta estava um Lada Samaral (1990) branco, levado de via pública em Uvaranas. Poucos minutos depois, um VW Gol azul (1990), estacionado na rua Penteado de Almeida, Centro, também foi furtado. Antes das 23 horas, um GM Chevette prata (1982), estacionado na rua Balduíno Taques foi levado.

O Lada foi localizado abandonado em via pública, no bairro Boa Vista, no dia seguinte. Mas o domingo (27) registrou o furto de um Ford Escort (1987), levado de via pública no bairro Uvaranas. De acordo com o relatório estatístico da Secretaria de Estado de Segurança Público e Administração Penitenciária (Sesp-PR), a região de Ponta Grossa (4ª Aisp) verificou, apenas no primeiro semestre deste ano, 241 furtos de veículos. A estatística aponta para uma média de 40 furtos por mês, mais que um por dia.

Embora o número pareça alto, historicamente houve uma redução significativa nos casos de furtos. Segundo a Sesp, desde 2016 vêm ocorrendo diminuições nos crimes desse tipo. Em 2015, a região chegou a contar 872 furtos de veículos. Em 2018, foram 659 no ano todo. A média de furtos no primeiro semestre deste ano foi a menor desde 2012, o que pode indicar que, ao final deste ano, terá ocorrido uma das menores taxas de furto de veículo registrada no período na área, que também foi uma das poucas com aumento na taxa de veículos recuperados: 2,14% no primeiro semestre deste ano.

 

Dicas para evitar furto de veículos

– Evite estacionar em ruas de pouco movimento e sem vigilância;

– Dê preferência a estabelecimentos públicos ou privados com estacionamento fechado;

– Invista em alarme, trava de ignição, trava de volante ou “trava carneiro”, especialmente em carros mais antigos;

– Evite deixar à vista objetos pessoais como bolsas, jaquetas e eletrônicos, que atraem os criminosos

– Mude a rotina. Se estaciona o veículo sempre nos mesmos horários e períodos, opte por diferentes locais. Os ladrões estão atentos a carros parados sempre nas mesmas vagas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.