em

Carros da década de 1990 são alvo de ladrões em PG

Estacionar o automóvel em via pública é algo que exige alguns cuidados básicos de segurança por parte do condutor, no que se refere à ação de criminosos que buscam uma oportunidade para a prática de furto. Mas existe um tipo de veículo que demanda ainda mais precauções: os automóveis fabricados nos anos 1990.

As forças policiais já notaram que os modelos fabricados nesse período estão no topo da lista no que se refere a furtos. Uma análise dos relatórios policiais dos últimos 30 dias aponta para o furto de 23 automóveis, dos quais pelo menos 15 foram fabricados nos anos 1990. Onze eram do modelo Gol.

Segundo a assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), dos 195.348 veículos em Ponta Grossa, 26.215 compõem a frota com idade entre 21 e 30 anos, cerca de 13,4% do total.

Para o delegado da Polícia Civil, Maurício Souza da Luz, esse tipo de furto ocorre, normalmente, para a retirada e revenda ilegal de peças dos automóveis. Tanto é assim que diversos dos veículos furtados são localizados depois, abandonados, tendo parte das peças retiradas. Só nos últimos 30 dias, graças também ao trabalho dos policiais, foram recuperados 22 automóveis, dos quais pelo menos 13 tiveram sua fabricação nos anos 1990.

“Os criminosos são de tipos variados, mas normalmente reincidentes na prática de furto de carro. É extremamente importante destacar que o que fomenta esses crimes é a aquisição de materiais de forma ilícita. As pessoas, quando precisarem de peça de reposição ou conserto dos carros, devem procurar locais de confiança. É preciso suspeitar quando as peças estão com preço muito abaixo do valor de mercado”, orienta o delegado.

 

Fiscalização

O delegado acrescenta que a Polícia Civil e a Polícia Militar realizam fiscalizações em estabelecimentos de comércio de autopeças suspeitos, principalmente a partir de denúncias.

“Muitas vezes, em conjunto com a Criminalística, é checada uma eventual adulteração na numeração das peças. É importante que as vítimas de furto de veículo notifiquem a Polícia Civil ou Militar rapidamente, para que também sejam notificadas as Polícias Rodoviárias estadual e federal. E, uma vez encontrado o carro, é preciso ‘dar baixa’ no alerta de furto, para evitar abordagens futuras desnecessárias”, explica Maurício Souza da Luz.

 

BOX – Redução nos furtos

Apesar do alerta, os furtos de veículos tiveram queda de 50,54% em Ponta Grossa, entre janeiro e julho de 2016 e o mesmo período de 2017, conforme dados do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). O sargento Anderson Luiz da Silva, do Pelotão de Trânsito, orienta a população acerca de cuidados adicionais para prevenir o furto de veículos. “Algumas dicas colaboram, no sentido de minimizar ou não dar oportunidade aos meliantes”, elenca:

– Evite estacionar em ruas de pouco movimento e sem vigilância;

– Dê preferência a estabelecimentos públicos ou privados com estacionamento fechado;

– Invista em alarme, trava de ignição, trava de volante ou “trava carneiro”, especialmente em carros mais antigos;

– Evite deixar à vista objetos pessoais como bolsas, jaquetas e eletrônicos, que atraem os criminosos

– Mude a rotina. Se estaciona o veículo sempre nos mesmos horários e períodos, opte por diferentes locais. Os ladrões estão atentos a carros parados sempre nas mesmas vagas.

 

Daniel Calvo
Nos últimos 30 dias, foram furtados 11 automóveis Gol em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.