em

Reajuste para servidores municipais de PG continua indefinido

Foto da fachada da prefeitura de Ponta Grossa em um dia ensolarado
(Foto: Arquivo DC)

No início de abril, o Sindicato dos Servidores Públicos de Ponta Grossa (Sindserv) protocolou documento na prefeitura de Ponta Grossa em que a pedia a abertura da discussão da data-base deste ano, mas até agora a categoria ainda não teve um posicionamento da administração municipal sobre o assunto.

Para a data-base dos servidores, que é em maio, o Sindserv pede a reposição da inflação do período de maio de 2020 até abril de 2021, o que corresponde a cerca de 7% de reajuste, e também que seja iniciado o processo de implementação do vale-alimentação para os servidores.

“Nas primeiras reuniões com os secretários de Administração e da Fazenda, nos foi dito que a prefeitura não teria condições de implementar o vale-alimentação para todos os servidores neste momento, talvez até uma certa faixa salarial, para atender quem ganha mesmo. Segundo os secretários, este levantamento seria feito para atender em todo ou em parte o pedido. Os detalhes seriam definidos com a prefeita Elizabeth [Schmidt]”, explica o presidente do Sindserv, Roberto Ferensovicz. São cerca de 8 mil servidores na prefeitura.

Diante do silêncio da prefeitura, o sindicato protocolou um novo documento na última semana em que solicita uma audiência entre a prefeita e uma comissão de trabalhadores para que o assunto seja discutido.

Em resposta ao dcmais, a prefeitura informa que, através das secretarias municipais de Administração e Recursos Humanos e da Secretaria da Fazenda, de maneira conjunta, estuda medidas a serem tomadas sobre o assunto e que nas próximas semanas se manifestará sobre o tema.

O sindicato destaca que em 2020 não houve reajuste salarial; e nos anos anteriores o reajuste aconteceu com atraso: em setembro em 2019, e em outubro em 2018.

De acordo com a lei n° 173/2020, os governos municipais não podem conceder aumento real aos servidores, mas segundo a justificativa do Sindicato, a lei autoriza que as prefeituras repassem integralmente o reajuste da inflação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.