em

Quadrilátero Histórico de PG aguarda recuperação

A revitalização visual do Quadrilátero Histórico, área no Centro de Ponta Grossa selecionada para se tornar atrativo turístico, cultural e comercial, permanece no papel. Ao menos, até a conclusão das obras do edifício da Estação Saudade, cuja conclusão da reforma em andamento é prevista para novembro deste ano.

A obra vem sendo apontada como o “marco zero” das ações para revitalizar a região, no projeto denominado Rua da Estação. A ideia, lançada oficialmente em 2015, propõe capacitar empresários da região, recuperar imóveis, adequar a estrutura e renovar aspectos paisagísticos no entorno da estação, localizada no Centro da cidade. O projeto começa pela rua Fernandes Pinheiro, mas abrange uma área bem mais extensa, chegando até a área do antigo Mercado Municipal, conforme detalhou o Decreto 11.436 de 2016. A proposta é criar um cartão-postal, nessa que foi uma das principais ruas da cidade nos tempos em que a estação era ponto de chegadas e partidas pela ferrovia.

Mas o Plano de Metas 2017-2020, que estipula os objetivos da prefeitura em vários segmentos, incluindo o item desenvolvimento econômico, não detalha as perspectivas de execução do projeto. Conforme o documento, entre as ações já realizadas estão a realocação de câmeras de segurança, a troca de iluminação pública, a capacitação de lojistas do entorno, e ampliação das ações da Guarda Municipal e de fiscalização de comércio irregular na região. Tudo isso consta como realizado em 2018, mas não há nenhuma indicação de meta para este ano, nem para 2020.

 

Parcerias

Para viabilizar o projeto, a prefeitura aposta em parcerias. Por isso, vem trabalhando em estudos técnicos para outro projeto: do Centro de Inovação Ponta Grossa, que deverá reunir as potencialidades do município com empresas, universidades e indústrias. A ideia é canalizar os esforços desse centro na concretização da Rua da Estação.

A rua Fernandes Pinheiro possui lanchonetes e hotéis, que naturalmente estão ligados ao turismo. E a prefeitura apontou alguns caminhos, nos últimos anos, para ampliar essa vocação no atendimento a visitantes.

 

Parklets

Uma das propostas seria a instalação de parklets, estruturas que seriam a extensão dos espaços para lazer e socialização, com bancos instalados em uma ou duas vagas de estacionamento, e gerenciadas por empresários. Regulamentada em 2016, a instalação desses equipamentos ainda não ocorreu. A assessoria de imprensa da prefeitura não informou se houve empresários interessados, nem detalhou o andamento do projeto Rua da Estação, até o fechamento desta edição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.