em

Prefeitura de PG retoma em janeiro projeto Rua da Estação

Uma das obras mais aguardadas da área central de Ponta Grossa, o restauro da Estação Saudade foi oficialmente entregue nesta semana, marcando aquela que seria a primeira iniciativa prática no desenvolvimento de um projeto maior: a revitalização da rua Fernandes Pinheiro e seu entorno.

A via em questão foi, no passado, a principal rua de chegada dos viajantes nos tempos em que as viagens de trem é que ditavam o desenvolvimento econômico e social. À medida que a estação perdeu essa função, a Fernandes Pinheiro foi ficando esquecida. Com o objetivo de devolver a ela seu valor histórico o município lançou, em 2015, um projeto audacioso.

Além da recuperação completa da Estação Saudade, 16 quarteirões do chamado Quadrilátero Histórico devem receber atenção em melhorias estruturais, tendo como foco a recuperação de sua história no crescimento da cidade.

“Começaremos a trabalhar na rua Fernandes Pinheiro a partir de janeiro. O asfalto será retirado e a via voltará a ser de pedras. Também instalaremos novos postes, no estilo republicano, porém com três lâmpadas”, detalhou o prefeito Marcelo Rangel, durante a entrega da Estação Saudade. A ideia é devolver o calçamento à rua para recuperar seu passado ligado à estação, e melhorar a iluminação sem perder o valor estético do espaço, em obras que devem durar cerca de dois meses.

O objetivo é promover a formação de um núcleo atrativo ao lazer para a comunidade ponta-grossense e aos turistas, privilegiando a instalação de pontos de comércio e de serviços voltados às áreas de gastronomia, cultura e socialização. Um dos incentivos é a isenção de IPTU para novos restaurantes.

 

Parklets

Outro projeto, que o prefeito tem a intenção desenvolver na rua Fernandes Pinheiro, é dos parklets. São plataformas criadas para oferecer um espaço adicional à socialização da comunidade, ocupando espaço correspondente a até duas vagas de estacionamento. A proposta foi sancionada em 2016 e denominada programa Nossa Vaga. O primeiro parklet deve ser instalado na rua da estação, podendo incluir floreiras, mesas, guarda-sóis. Mas seu uso efetivo depende que comerciantes adotem a proposta, já que eles ficarão responsáveis pela criação e manutenção do local por 12 meses.

 

Quadrilátero

O Quadrilátero Histórico do Município abrange 16 quadras, desde a rua Fernandes Pinheiro até a Comendador Miró e da Benjamin Constant à rua 12 de Outubro. A área foi oficialmente delimitada pelo decreto 11.436/2016.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.