em

PSS e vestibular da UEPG: entenda a diferença entre os dois

Estudo intenso por alguns meses ou disciplina nos estudos por três anos?

Larissa foi aprovada pelo PSS no curso de Direito / FOTO: José Aldinan

No total, 494 alunos do ensino médio conquistaram uma vaga na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2021, cujo resultado foi divulgado nesta quarta-feira (15). Não é à toa que os aprovados comemoram. Obter uma boa pontuação é uma espécie de “atestado de boa conduta” no ensino médio. A prova real de que os estudantes não estava de brincadeira, mergulharam nos livros e se dedicaram por três anos. Mas, qual a diferença entre PSS e vestibular?

PSS e vestibular

O PSS, de certa forma, “pula” a etapa do vestibular para alcançar um curso de graduação. Enquanto muitos estudantes (por necessidade ou opção) estudam de forma mais intensa nos meses que antecedem as provas de vestibular, o PSS significa estudo intenso por três anos, pulverizando o aprendizado, já que ocorrem provas anuais nesse período.

Neste ano, a coordenadoria do PSS da UEPG estabeleceu como critério para a aprovação todos os alunos que obtivessem mais de 1.408 pontos. A pontuação é derivada da média aritmética simples do somatório individual dos  pontos alcançados pelos candidatos de todos os cursos que participaram das provas do PSS do triênio 2019/2021.

Vestibular e PSS

Na prática, como foram 4.008 estudantes inscritos, 12,3% deles obtiveram aprovação. A concorrência é alta, mas um pouco menor do que a verificada no último vestibular realizado pela instituição, quando a aprovação foi conquistada por 9,2% dos candidatos. No vestibular, um em cada 10 candidatos foi aprovado. No PSS, a concorrência foi de uma para cada 8 estudantes.

Diferentes provas

Entre os que tiveram a maior pontuação no colégio, também estava Isabela Alberti Fischer. Ela conquistou o primeiro lugar em Direito, com 2240 pontos. Entre uma prova vestibular e uma avaliação por meio de PSS, a caloura de 17 anos acredita que as duas formas de seleção oferecem mesmo grau de dificuldade, porém em duas medidas. “No caso do PSS, a dificuldade é a mesma, só que com uma duração mais longa”, disse, comparando com uma prova de vestibular, que exige estudo mais intenso por período mais curto. Ela estudou no Sepam por 12 anos, e também passou em Administração em Curitiba, que seria sua segunda opção.

Informações

Para os candidatos que realizaram as provas do PSS 1 e 2 (que corresponde ao primeiro e ao segundo ano do ensino médio, respectivamente), o desempenho individual será divulgado a partir de 1º de março de 2022. A UEPG disponibiliza, no endereço cps.uepg.br o detalhamento do PSS, com desempenho individual dos estudantes e outras informações sobre o processo.

Saiba mais sobre o vestibular UEPG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.