em

Projeto de PG combate bullying na escola

O bullying, que consiste em uma série de atos que incluem ameaça, intimidação, opressão e maltrato, costuma ter sua origem na primeira infância, se manifestando já no ambiente escolar. Percebendo isso, a escola municipal Ruth Holzmann Ribas, em Ponta Grossa, desenvolveu um projeto trabalhado com crianças entre cinco e dez anos, ao longo do ano de 2018, que tem como principal objetivo o fortalecimento de valores e prevenção contra o bullying.

A iniciativa foi da professora Lucirene de Oliveira Gonçalves, que procurou incluir o tema na disciplina de artes. “Comecei com um questionário que foi respondido pelas mães dos alunos, por professores e funcionários, e pelos próprios alunos. A intenção era apontar o que poderia ser melhorado na escola. Entre os mais de 16 itens, a falta de respeito entre colegas foi uma das principais. Decidimos, então, trabalhar com as crianças sobre tudo que envolvesse valores”, conta Lucirene, que desmembrou o assunto em bullying, cooperação e respeito na vida em sociedade.

Apesar de notar mudanças no comportamento dos alunos ao longo do ano, a professora entende que os resultados do projeto tendem a aparecer a longo prazo.

 

Família

Ela também considera que o combate ao bullying e o respeito às diferenças só funciona se esses ensinamentos estiverem sendo replicadas no ambiente familiar. “Procuramos incluir os pais em apresentações artísticas, e poucos disseram não. Eles precisam fazer parte desse trabalho para evitar a discriminação pela aparência física, pela diversidade cultural ou em função das crenças religiosas”, acrescenta. As atividades envolveram 160 alunos, e incluíram dinâmicas de musicalização e abraços.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.