em

Produção de pães atende 257 entidades em Ponta Grossa

A Unidade de Produção de Alimentos (UPA), instalada no interior da sede da Fundação Municipal de Assistência Social (Faspg), realiza a produção de pães há quase 30 anos. Embora o trabalho das equipes quase não seja visto, o resultado está espalhado em várias regiões da cidade, para os locais aos quais são destinados os cerca de 12 mil pães produzidos diariamente.

De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Ana Maria Martins, 257 instituições cadastradas junto à Faspg recebem os pães. Cada instituição fica responsável por buscar a parte que lhe cabe. A produção e fornecimento desses alimentos ocorre desde o início da década de 1990, e significa um incremento essencial para a manutenção das atividades de assistência social em Ponta Grossa.

A mesma UPA também produz alimentos para pessoas com alergia a glúten. São pães, bolos e biscoitos cuja composição principal é a farinha de arroz. Um kit que atende, semanalmente, cerca de 60 famílias. “Além da UPA, temos o banco de alimentos e o nosso restaurante popular, que atende diariamente 1,5 mil pessoas, com refeições ao preço que R$ 3. O valor não supre os custos, que são complementados pelo município”, lembra Ana Maria.

O Restaurante possui ainda uma reserva diária para 100 pessoas que são servidas sem custo, todos recebem uma alimentação balanceada e saudável. O banco de alimentos assiste cerca de 10 instituições carentes e 30 famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Inspiração

Os programas desenvolvidos pelo departamento motivaram, em abril, a visita de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Jaguariaíva. A comitiva veio acompanhar os resultados das atividades realizadas, e analisar quais podem ser implantadas, também, naquele município.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.