em

Ações sociais esbarram em falta de recursos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ponta Grossa selecionou 21 projetos de entidades assistenciais para inclusão no banco de projetos da entidade neste ano de 2019. No total, as iniciativas significariam o investimento de R$ 1,4 milhão em ações voltadas à proteção de jovens. Mas, na prática, a execução desses projetos ainda esbarra na falta de verba.

Segundo a presidente do CMDCA, Camila Vanessa Sviech, os recursos destinados a esses projetos são oriundos do fundo municipal do conselho que, neste mês, conta com apenas R$ 290 mil. Historicamente, o fundo costuma dispor de recursos insuficientes para atender a todas as demandas de projetos, mesmo quando considerados aptos a receberem as verbas e com ações reconhecidamente valorosas à causa. E os valores tiveram queda expressiva nos últimos três anos.

Como o fundo é, basicamente, composto de verbas direcionadas do Imposto de Renda, o conselho pretende realizar campanha para angariar mais recursos junto à população. “A gente prevê uma campanha forte nas redes sociais, que atingem um número elevado de pessoas. E a intenção é fazer visitas em empresas, para atingir também a pessoa jurídica. Queremos mostrar a importância dessas doações, já que a grande maioria não tem conhecimento de como isso é feito”, diz Camila. O CMDCA pode receber doações o ano todo, mas somente na declaração do Imposto de Renda é possível fazer a dedução de valores. Maiores informações sobre como doar podem ser obtidas pelo telefone 3220-1065 (ramal 2058).

 

Expo&flor realiza inscrições

Para dar seguimento em suas atividades, as entidades buscam formas alternativas para arrecadação. Nesse sentido, a Expo&For, evento realizado pelo Rotary Club Ponta Grossa Alagados, é uma forma importante de angariar recursos. Na última edição, 12 projetos foram selecionados para serem integralmente atendidos com recursos obtidos a partir das vendas realizadas durante a feira. Para este ano, as inscrições seguem somente até domingo (30). Instituições interessadas devem se cadastrar pelo site www.expoflor.com.br.

O Ministério Melhor Viver foi uma das entidades beneficiadas pelos recursos da Expo&Flor. A responsável técnica pela instituição, Silvana Mayer Moro, mostra que a parceria permitiu montar a estrutura para ofertar cursos profissionalizantes à população atendida, graças a uma nova TV e um computador. “Essa é uma iniciativa para adultos, mas também temos projetos voltados ao público adolescente, sempre estimulando o exercício da cidadania e a garantia de direitos”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.