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Processo judicial atrasa obras de R$ 35 mi no aeroporto de Ponta Grossa

Foto de obras no aeroporto de Ponta Grossa
(Foto: José Aldinan)

exatos três anos e quatro dias a Prefeitura anunciava a conquista de um aporte de R$ 35 milhões para ampliar e melhorar a estrutura do Aeroporto Sant’Ana (PGZ); porém, até o momento as obras no aeroporto de Ponta Grossa não saíram do papel. A licitação das obras foi realizada em maio do ano passado, mas sofreu questionamentos relacionados a preços e entrega de documentação e foi parar na Justiça – o que atrasou ainda mais o processo.

Primeira colocada, a empresa Porto Beton chegou a ser contratada, mas foi dispensada por não apresentar todos os documentos exigidos após a segunda colocada, a Rac Engenharia, judicializar a questão. 

“Agora a segunda colocada está no prazo para apresentar a documentação, e caso esteja tudo ok fecharemos o novo contrato. Depois disso, ela deve alinhar um cronograma com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para então executar os projetos. A nossa expectativa é que se tudo correr bem as obras devem iniciar até o fim deste ano”, disse à reportagem do DC o secretário municipal de Planejamento, Henrique do Valle.

Como o critério de classificação da licitação era o maior desconto oferecido pelas empresas no valor final da obra, com a possível nova contratação o valor deve ser um pouco superior ao definido inicialmente. 

A licitação tinha preço máximo de R$ 35,28 milhões e a primeira colocada ofertou um desconto de 9%. Com isso, o contrato que agora foi cancelado previa R$ 32,1 milhões para as obras. Como a segunda colocada ofertou desconto de 4%, o novo valor deve ser definido em R$ 33,87 milhões – e caso ela não seja habilitada e a vencedora seja a terceira colocada, que ofertou desconto de 1%, o montante pode saltar para R$ 34,93 milhões.

Obras no aeroporto de Ponta Grossa

O pacote de obras contempla a construção de nova taxiway (espaço para deslocamento em solo e/ou manobra de aeronaves), reforma e ampliação do pátio de aeronaves, novo estacionamento de veículos e um terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados, que passará a ser utilizado para a aviação comercial, enquanto que a executiva ficará no atual.

Adaptações

Enquanto o grande pacote de obras não sai do papel, a Prefeitura vem fazendo algumas adequações no aeroporto, conforme cita o superintendente do aeroporto, Victor Hugo Oliveira. Uma delas foi a já finalizada construção de um muro de 3 metros de altura entre a pista de pouso e a área de entrada e saída de veículos, substituindo o antigo alambrado por blocos de concreto. 

Outra é a ampliação da área de segurança, que está dobrando a faixa paralela à pista de 70 para 140 metros. Como este tamanho ultrapassa o acesso que vinha sendo utilizado pela rodovia, um novo acesso provisório foi executado – o definitivo depende de licitação que, segundo o secretário de Planejamento, deve ser anunciada em breve.

Iniciada venda de passagens para voos diários

Já está garantida para a partir da segunda semana de março a oferta diária de voos entre Ponta Grossa e Campinas (SP), operados pela companhia Azul. As passagens já estão sendo vendidas.

Os horários, de segunda a segunda, seguem os que já estão sendo utilizados agora: o avião sai do aeroporto Viracopos de Campinas às 8h35 para chegar em Ponta Grossa às 10 horas e então decolar no sentido inverso às 10h40, finalizando a viagem às 12 horas.

Há opções de passagens a partir de R$ 160,89 já no mês de março. Confira aqui.

Novos trechos

Sobre a oferta de outras rotas, o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, conta que em março a Prefeitura tem uma reunião marcada com a Azul para verificar a viabilidade de um voo que parta de Ponta Grossa com destino ao aeroporto de Congonhas, da cidade de São Paulo, e também Foz do Iguaçu.

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