em

PRF inicia na segunda-feira ações da campanha ‘Maio Amarelo’

Durante o mês de maio, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), participará da campanha internacional Maio Amarelo – Atenção pela vida, que marca a mobilização para a diminuição dos acidentes de trânsito.

Dando sequência à Operação Dia do Trabalho, iniciada na sexta-feira (28), a PRF inicia sua participação na campanha na segunda-feira (1º de maio), com ações coordenadas com o objetivo de reduzir mortes nas rodovias.

A cada quatro mortes ocorridas em 2016, três ocorreram em pista seca, mais de 70%, em retas, o que demonstra possível falta de atenção, imprudência, ou até falta de manutenção preventiva do veículo. Mais da metade foram registradas à noite (53,8%), em trechos de pista simples (61,7%) e em regiões rurais (68,9%).

Ao longo de todo o ano de 2016, a PRF flagrou, apenas no Paraná, 3.567 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas; 22,8 mil manobras irregulares de ultrapassagem; e mais de 235 mil veículos acima da velocidade máxima permitida.

Entre as condutas recomendadas da PRF aos motoristas para evitar acidentes estão respeitar as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade; fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade.

 

Divulgação
PRF mantém rigorosa fiscalização para evitar mortes nas rodovias

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.