Prefeitura inicia troca de recicláveis por gás


Por Redação Diário dos Campos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou ontem às trocas de materiais recicláveis por recargas de gás de cozinha (GLP), pelo Programa Feira Verde. O Vale-Gás objetiva atender mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo a segurança alimentar.  A prefeita Elizabeth Schmidt visitou pontos de troca e entregou o primeiro Vale-Gás.
 Ela disse que a entrega “é um sonho realizado”.

“Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Agricultura e da Fundação de Assistência Social por todo o empenho em tornar este anseio em realidade. Agradeço também aos vereadores pela sensibilidade de reconhecer a importância da iniciativa para aqueles que mais precisam, aprovando o Vale-Gás”, disse a prefeita.
 

A Ana Maria da Luz, moradora da Palmeirinha, foi a primeira munícipe a ser beneficiada pelo Vale-Gás e recebeu o Cartão Gás de Cozinha diretamente das mãos da prefeita. Ana Maria, que é pensionista, levou 42 kg de recicláveis e além do Vale-Gás, levou mais 3 kg de hortifrutigranjeiros. “Eu junto, meus filhos juntam e trazem para mim. A gente não joga nada fora”, disse.
 

Daiana Luiz Alves, moradora do Residencial América, conta que estava ansiosa para o início do Vale-Gás, porque sua carga do botijão já está no fim. Em sua comunidade, ela foi a primeira a efetuar a troca, levando uma geladeira estragada que pesou 45 kg.
 De acordo com o secretário de Agricultura, Bruno Costa, desde o início da semana a Prefeitura divulga um passo a passo dos procedimentos necessários para a obtenção do benefício e realizar a troca dos 30 kg pela recarga do gás de cozinha.

“Aos moldes do Feira Verde, são aceitos materiais recicláveis como metal, plástico, vidro, papel e o mesmo material trocado pelo Vale-Gás não poderá ser trocado por alimento. A diferença é que enquanto são necessários 4 kg de recicláveis para a troca por alimentos, para o Cartão Gás de Cozinha, são necessários 30 kg”, salienta secretário.
 

A prefeita informou que abrirá novamente o cadastro online para mais mil vagas, considerando os cadastros que não foram aprovados por não cumprirem os requisitos exigidos no Decreto. Desta forma, o munícipe interessado em realizar as trocas de recicláveis pela recarga de gás de cozinha, pode acessar o site da Prefeitura (https://pontagrossa.pr.gov.br/). O programa é da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa. (Da Assessoria PMPG)

Sair da versão mobile