em

Prefeitura fará orientação contra importunação sexual no Carnaval

Foto: Divulgação

O Carnaval em Ponta Grossa será um espaço mais seguro para as mulheres no que se trata da importunação sexual em eventos públicos. A Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social, por meio do Departamento da Mulher, estará com uma tenda, da cor lilás, montada para orientações de mulheres que possam vir a sofrer abusos. Nesta terça-feira (6), os servidores tiveram um treinamento para atendimento ao público.

“Beijos e abraços roubados, toques inconvenientes, passar a mão em mulheres de maneira inapropriada, levantar o vestido de uma mulher, entre outros atos libidinosos e de cunho sexual serão enquadrados como crime de importunação sexual. Estaremos nos eventos públicos do Carnaval 2024 vigilantes e disponíveis para orientar as mulheres para que, em caso de excessos, possam tomar as medidas cabíveis contra a importunação sexual”, diz a secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo.

Importunação sexual

De acordo com a secretária municipal, o crime de importunação pode ser entendido como um ato libidinoso praticado contra alguém sem que a vítima concorde, com o fim de satisfazer o prazer do ofensor ou de terceiro.

“Enquanto poder público, não podemos fechar os olhos ou mesmo banalizar atos que desrespeitem as mulheres nas festividades do Carnaval. Por mais que seja um período festivo, o respeito deve estar em primeiro lugar, considerando que este tipo de abuso é considerado crime”, destaca.

A coordenadora da Casa da Mulher em Ponta Grossa, Camila Calisto Sanches, explica que, em caso de testemunhar uma situação de importunação sexual, as pessoas ao redor devem primeiramente apoiar a vítima, agindo tanto em seu auxílio, como também em realizar a denúncia, se colocando à disposição para testemunhar sobre o ocorrido.

“É preciso ter em mente que a omissão também ajuda a perpetuar a violência, pois cria uma ideia de que há uma tolerância generalizada a ela. Devido a isso, é de grande importância que as pessoas que estejam ao redor atuem de maneira a proteger a vítima do abuso”, diz Camila.

As mulheres vítimas de importunação sexual podem fazer as denúncias pelos telefones:
180 – Central de Atendimento à Mulheres

181 – Disque denúncias

153 – Guarda Municipal

190 – Polícia Militar

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.