em

Prefeitura estuda nova estrutura para Pronto Atendimento

Um estudo realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), avalia mudanças no que diz respeito à estrutura do Pronto Atendimento Municipal (PA), localizado ao lado do Hospital Municipal. O projeto avalia a possibilidade de manter no prédio do Pronto Atendimento algumas consultas que hoje são realizadas no Centro Municipal de Especialidades.

O objetivo será centralizar os pacientes eletivos, com ficha azul, que hoje procuram o PA, para receber atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, enquanto que os casos de urgência e emergência ficariam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula e no Hospital Municipal.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, o projeto está em um recente estudo, sendo discutido através de conversas com os profissionais, para pactuar, alinhar e definir as estratégias de atendimentos especializados no prédio do PA.

"Neste momento, o serviço está sendo repensado e melhorado para otimizar recursos e fluxo de atendimento para não duplicar as portas de acesso. Porém, é importante deixar claro que se trata de estudo de viabilidade", informou a Fundação através de nota encaminhada pela assessoria de comunicação. Apesar da realização do estudo, ainda não há data definida para que seja colocado em prática.

Atendimentos

A Fundação Municipal de Saúde explica ainda que o estudo vem justamente para verificar que ocorre duplicidade nos atendimentos no Pronto Atendimento e no Hospital Municipal.

O PA atende hoje cerca de 300 a 350 pacientes por dia. Destes, segundo o Município, 80% são casos eletivos que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas.

Níveis de gravidade

O Sistema Único de Saúde classificou os atendimentos por cores que identificam a gravidade do estado de saúde dos pacientes. Os casos de emergência recebem a cor vermelha. Neste caso, é necessário que haja atendimento imediato.

Os casos urgentes recebem a cor amarela, onde indica que a situação não é emergencial, já que o paciente possui condições clínicas para aguardar. Os casos pouco urgentes são a cor verde. Nesta situação, os pacientes podem receber atendimento no consultório médico. Já a cor azul é o caso de menor complexidade e sem problemas recentes, onde o paciente também deve ser encaminhado ao consultório médico.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.