em

Prefeitura estuda ampliar atendimento para idosos

A Prefeitura de Ponta Grossa estuda a possibilidade de ampliar o número de instituições conveniadas no atendimento a idosos. Isso porque todas as 195 vagas disponibilizadas atualmente pelo Município já estão preenchidas, e há fila de espera. De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Fundação do Idoso, Thaís Verillo, a fila de espera varia até 10 pessoas, mas existe.

"O orçamento deste ano não permitiu a criação de novas vagas, mas estamos avaliando essa possibilidade. Hoje são apenas quatro instituições conveniadas", comenta. As chamadas ILPIs (Instituições de Longa Permanência Para Idosos), anteriormente denominadas simplesmente “asilos”, também passam por constantes avaliações de assistentes sociais e psicólogos vinculados aos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

Entre os objetivos da Prefeitura, baseando-se no Estatuto do Idoso e em recomendações em nível federal, está o reordenamento dos idosos, em um trabalho constante que tem por objetivo verificar quais deles estão aptos a voltar para o convívio familiar.

 

Lares

Também existe a intenção de tornar todas as ILPIs de Ponta Grossa lares que ofertem vagas para ambos os sexos, já que a maioria delas trabalha apenas com homens ou apenas com mulheres. O Lar São Vicente de Paulo é o único que possui moradores de ambos os sexos. O Lar das Vovozinhas Balbina Branco, a Casa Paulo de Tarso e a Colmeia Espírita Cristã Abegail focam seus cuidados no público de apenas um sexo. “A intenção é mudar isso, para que as instituições fiquem cada vez mais semelhantes a um lar, com pessoas de idades e sexo diferentes”, explica Thaís.

Objetivo é ofertar mais vagas em ILPIs (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.