em

Prefeitura de Ponta Grossa inicia ciclovia de Itaiacoca

Obras iniciaram ao lado do campus da UEPG (Fábio Matavelli)

As obras de construção de ciclovia ligando o Bairro Uvaranas ao Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, iniciaram nesta semana. A informação foi divulgada pelo prefeito Marcelo Rangel, na manhã desta sexta-feira (14), durante seu programa de rádio.

A ciclovia pavimentada na PR-513 permitirá aos ciclistas o tráfego em uma extensão de aproximadamente 17,5 quilômetros, entre a localidade de Passo do Pupo e a Avenida General Carlos Cavalcanti, a partir da rotatória do campus da UEPG.

A obra deve se somar a outra em curso na Carlos Cavalcanti, que recebe ciclofaixa em trecho recentemente revitalizado. A intenção é oferecer maior tranquilidade e segurança aos ciclistas, que terão área de tráfego específico, deixando de dividir espaço com aos veículos automotores.

De acordo com Rangel, a obra dará uma nova opção turística no município. O trajeto é, em sua maior parte, percorrido em áreas planas e com paisagens de campo, e já é preferência de muitos ciclistas, especialmente nos finais de semana.

De acordo com a prefeitura de Ponta Grossa, os trabalhos estão sendo realizados pelo Grupo Arena, empresa ganhadora da licitação. O prazo de execução é de até 270 dias corridos. A implantação da ciclofaixa, no valor de R$ 4.727.479,24.

Etapas

A obra teve início com reforço e padronização do pavimento em ciclovia instalada no passeio ao lado do campus. Segundo informações que constam no projeto apresentado pelo Grupo Arena, disponíveis no Portal da Transparência, os serviços devem começar com a limpeza da área, destocamento de árvores e escavação de toda a extensão.

A segunda etapa inclui a pavimentação da ciclofaixa a partir da regularização e compactação do subleito, colocação de pedra brita e de solo estabilizado, além de pinturas. A partir desta etapa, será realizada a drenagem da obra e a implantação de meio-fio de concreto ao longo de toda a extensão. Já a etapa final inclui a remoção e recolocação de cercas de arame.

Toda a ciclovia será sinalizada com defensas simples, faixas e placas de sinalização, além de tachões refletivos.

Há quatro anos

A implantação de uma ciclovia na região é uma discussão que se estende desde 2016, após vários registros de acidentes, inclusive com mortes. A obra é conveniada com o governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, que liberou os recursos para a execução do serviço.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.