em

Prefeitura de Ponta Grossa diz que irá intensificar fiscalização

O prefeito de Ponta Grossa (Paraná), Marcelo Rangel, avisou em seu programa na Rádio Mundi, na manhã dessa quarta-feira (10), que iria "por todos os fiscais nas ruas a partir das 8 horas". Rangel afirmou que não queria, mas iria exigir interdições e que "acabou esse negócio de rodinha para fumar narguilê" e "festinhas".

Sobre a fiscalização, explicou que seria feita pela Guarda Municipal, fiscais da secretaria de Esportes, Vigilância Sanitária e outros órgãos da prefeitura municipal. A equipe do DC acompanhou uma dessas equipes e registrou a visita a estabelecimentos comerciais. A atividade dá seguimento às ações de fiscalização que já ocorrem desde o início da pandemia de covid-19.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, em maio foram aplicadas 300 notificações devido a desrespeito à lei que determina medidas de contenção de contágio. As principais autuações ocorreram em bares e lanchonetes, supermercados, campos de futebol e diante de escolas, normalmente devido à formação de aglomerações e ausência de máscara de contenção. Rangel informou que o endurecimento será em relação às festas e alojamentos de trabalhadores.

 

Resposta

As declarações do prefeito se deram na manhã seguinte ao registro da primeira morte por covid-19 em Ponta Grossa. Rangel disse que toda a família do motorista que faleceu, "esposa, filho e filha estão com covid". Acrescentou que o paciente de 68 anos que faleceu estava em tratamento de câncer na Santa Casa de Misericórdia, onde entrou em óbito durante atendimento, isolado na ala Covid.

 

GM aborda 108 por dia

Embora todo o mês de maio tenha registrado cerca de 300 notificações em Ponta Grossa por descumprimento de decretos relacionados a covid-19, a prefeitura informou que a Guarda Municipal (GM) realiza, diariamente, 108 abordagens diárias de pessoas nas ruas. São situações nas quais são prestadas orientações sobre a vigência dos decretos muncipais. A estatística leva em conta as orientações e flagras feitos pelas equipes da GM no início do mês de junho.

Ao todo, 544 pessoas foram abordadas de segunda a sexta-feira da semana passada. A maioria delas – 293 – não estavam respeitando a distância mínima entre outros cidadãos ou reunidas em aglomerações. O restante foi flagrado sem máscara pelos agentes e orientados sobre a exigência do uso da mesma para a proteção de todos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.