em

Prefeitura de PG não acata recomendação do MP-PR para adiamento de jogo do Operário

Higienização dos bancos de reserva é reforçada no Germano Krüger. Foto: André Jonsson/OFEC

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) emitiu no final de semana Recomendação Administrativa para que a Prefeitura de Ponta Grossa não permitisse a realização de jogos do Campeonato Paranaense de Futebol na cidade. No entanto, a Procuradoria Geral do Município não acatou o pedido. A informação foi divulgada neste domingo (28) pelo portal Net Esporte Clube. Foi por essa razão que a partida entre Operário Ferroviário e Azuriz ocorreu normalmente no Germano Krüger.

Conforme o documento da 11ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, a recomendação era de que a administração pública não autorizasse a realização das partidas enquanto estiver vigente o Decreto Estadual 6.983/21. Ou seja, a princípio até o dia 8 de março. A Recomendação não considera o futebol atividade essencial.

Contudo, o procurador geral de Ponta Grossa, Gustavo Schemim da Matta, respondeu que o “Decreto Estadual não proibiu expressamente a realização de jogos de futebol no Estado do Paraná” e acrescentou que a atividade é realizada com termos de segurança sanitária.

O procurador ainda acrescentou que o Município considera o evento de importância social e econômica. “Tanto que conta com equipe médica privada, composta por profissionais médicos, enfermeiros e ambulâncias que acompanham toda a partida, ou seja, a saúde dos atletas é monitorada antes, durante e após a partida”.

Por fim, da Matta acrescentou na argumentação que a entidade que investiu recursos na realização do jogo teria fortes prejuízos financeiros sem a partida fosse efetuada sem qualquer aviso prévio.

Consequências

Na Recomendação Administrativa, a promotora Fernanda Basso Silvério menciona que o não atendimento à recomendação “ensejará a adoção de todas as medidas legais cabíveis nas esferas pertinentes (administrativa, penal e cível)”.

Adiamentos

Das seis partidas previstas na primeira rodada do Paranaense, somente duas aconteceram. Além do empate entre Operário e Azuriz por 1 a 1, o Cianorte venceu em casa o Athletico por 1 a 0.

Os confrontos Coritiba x Cascavel CR; Londrina x Maringá; FC Cascavel x Paraná; e Toledo x Rio Branco foram adiados pois nenhuma das prefeituras permitiu a realização dos jogos. Em Londrina, por exemplo, os dois times já faziam aquecimento no gramado quando a Guarda Municipal entrou com viaturas no gramado do Estádio do Café.

Imprensa de Londrina registrou o momento em que a Guarda posicionou viaturas no gramado do ‘Café’

Já Rio Branco e Paraná Clube cruzaram o estado de leste a oeste à toa, pois as partidas contra Toledo e FC Cascavel, respectivamente, foram canceladas somente na véspera.

Diante disso, a segunda rodada do Estadual, que estava prevista para o meio de semana, não deve ocorrer. No site da Federação Paranaense, todos os jogos já estão sem as respectivas datas.

Basquete cancelou jogos

A permissão para a realização da partida do Operário no Germano Krüger causou estranheza na comunidade do basquetebol. Isso porque o Ginásio Borell du Vernay, em Ponta Grossa, recebia na última semana partidas do Campeonato Brasileiro Masculino de Clubes.

Após a Prefeitura decretar a proibição de esportes coletivos e sem um aval da administração pública, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) optou por cancelar os seis jogos que fechariam o primeiro turno da Conferência Hélio Rubens.

Brasileiro ocorreu normalmente em Ponta Grossa até quinta-feira (25). Foto: Rodrigo Czekalski/CCR Rodonorte

Os duelos aconteceriam no sábado (27) e domingo (28). Diante do Decreto Municipal, os organizadores optaram por adiar as partidas para o próximo mês em Brusque (SC), onde vai acontecer também o segundo turno.

No comunicado, a CBB reforçou que tinha protocolos sanitários rígidos. “Todos os atletas e comissões técnicas tiveram que realizar o teste PCR e apresentar resultado negativo para que pudessem jogar em Ponta Grossa. Árbitros, mesários e o restante do staff da CBB realizam testes rápidos da covid-19. E apenas os negativados podem trabalhar”, disse no informe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.