em

Paranaense entra na rodada final com 5 vagas e pendência judicial

Foto: André Jonsson/OFEC

O Operário está com vida tranquila e praticamente definida na primeira fase do Campeonato Paranaense. Com quatro pontos de vantagem para o vice-líder FC Cascavel e apenas uma rodada por disputar, o Fantasma só pode perder a liderança caso a Serpente recupere os seis pontos perdidos nos Tribunais. É algo que ainda pode dar ‘pano pra manga’. Porém, se atentando primeiramente aos gramados, o Estadual exibe extremo equilíbrio na classificação.

Além de Operário e FC Cascavel, somente o Paraná está matematicamente garantido nas quartas de final. O Tricolor, inclusive, é o adversário do Fantasma na última rodada. Os dois times, que pretendem poupar titulares, medem forças neste sábado (15), a partir das 11h30, em Curitiba. Todas as partidas da 11ª rodada estão agendadas para mesmo dia e horário.

As outras cinco vagas estão abertas e possuem seis clubes na disputa. Nesse cenário, o Tribunal ainda pode pesar na decisão. Isso porque o Maringá pega o Cascavel CR, que está rebaixado e nesta quinta (13) foi suspenso pelo TJD-PR por suspeita de falsificação de exames de covid-19. Com isso, o time do oeste poderia não entrar em campo, o que faria o Maringá vencer por W.O: 3 a 0. Contudo, o Cascavel CR declarou que está em recurso, o que permite a realização normal do jogo.

Quem se interessa diretamente nesta partida são Cianorte e Azuriz, que se enfrentam em Cianorte e estão na disputa direta por uma das cinco vagas. Se o Cianorte vencesse a partida por 1 a 0 e o Maringá ficasse com o W.O, os maringaenses não passariam nenhuma das duas equipes na classificação por conta do saldo de gols. Ou seja, para o Maringá é melhor enfrentar o Cascavel CR e golear por quatro ou mais gols de vantagem.

Essa briga por vagas ainda tem Londrina, Coritiba e Athletico. Um deles pode sair do ‘G8’ em caso de tropeço. Para o Tubarão basta um empate em casa diante do FC Cascavel. A mesma igualdade no placar pode não bastar para Coritiba e Athletico, que encaram Rio Branco e Toledo, respectivamente. A dupla da capital joga fora de casa e precisa vencer para não depender de outros resultados.

Rebaixamento

Rio Branco e Toledo são justamente os dois clubes que entram na rodada decisiva na disputa contra a segunda vaga do descenso. O Toledo está em vantagem por conta do número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate. Por isso, o Leão da Estradinha, de Paranaguá, precisa vencer o Coritiba e ainda torcer contra o ‘Porco’.

Liderança

Se abrir pelo menos seis pontos de vantagem para o FC Cascavel, o Operário assegura a liderança da primeira fase sem depender do julgamento da Serpente no STJD. O vice-líder relacionou um goleiro reserva de forma irregular na primeira rodada e perdeu seis pontos na classificação. A derrota cascavelense já aconteceu em duas instâncias e está na última.

Para abrir os seis pontos (ou mais), o Operário precisa vencer o Paraná Clube neste sábado e torcer para que o FC Cascavel não derrote o Londrina no Estádio do Café.

Quartas de final

A Federação Paranaense confirmou nesta sexta (14) que pretende ‘acelerar’ o mata-mata do Estadual. Os jogos de ida das quartas de final estão marcados para esta segunda (17), às 14h. A volta para dois dias depois: quarta (19), às 16h. O intervalo é de apenas 48h.

Se terminar na liderança, o Operário pega o 8° colocado. Se for vice por decisão da justiça, o Fantasma pega o 7°. O alvinegro pode enfrentar qualquer um dos seis clubes que estão na briga pelas vagas restantes: Londrina, Azuriz, Coritiba, Athletico, Cianorte ou Maringá.

Ficha técnica

Paraná Clube: Bruno Grassi; Jaílson, Micael, Hurtado e Bryan; Moisés Gaúcho, Ramires e Maxi Rodríguez; Juninho (Thiago Alves), Gustavo França e Gustavinho (Pedro Augusto). Técnico: Maurílio Silva

Operário: Simão; Lucas Mendes, Zémarcio, Léo Rigo e Fabiano (Djalma Silva); Douglas Santos, Tibagi (Marcelo Machado) e Cleyton; Alemão, Thomaz Santos e Schumacher. Técnico: Matheus Costa

Data/Horário: 15/05/2021 (sábado), às 11h30
Local: Estádio Durival Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (Quatro Barras) auxiliado por Ivan Carlos Bohn (Curitiba) e Alessandro Antônio Gonçalves (Campo Largo)

11ª Rodada
15/05 (sábado) – 11h30

Paraná Clube x Operário
Londrina x FC Cascavel
Rio Branco x Coritiba
Toledo x Athletico
Cianorte x Azuriz
Cascavel CR x Maringá

Classificação

1° Operário – 20pts
2° FC Cascavel – 16pts
3° Paraná Clube – 15pts (4 Vitórias)
4° Londrina – 15pts (3V; 5 Saldo)
5° Azuriz – 15pts (3V; 4S)
6° Coritiba – 14pts (4V; 7S)
7° Athletico – 13pts (4V; -2S)
8° Cianorte – 13pts (3V; -1S)
9° Maringá – 12pts (2V; -1S)
10° Toledo – 8pts (2V)
11° Rio Branco – 8pts (1V)
12° Cascavel CR – 4pts

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.