em

Prefeitura de PG fará mudanças em Fundo Municipal de Trânsito

Funtran tem como objetivo fornecer subsídios para estudos e melhorias no sistema de transporte e no trânsito

Fundo existe para permitir realização de estudos e melhorias no tráfego e transporte / Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa deve publicar, nas próximas semanas, um novo texto regulamentando o uso e as aplicações do Fundo Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança (Funtran). A informação é da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), e foi repassada ao Diário dos Campos após questionamentos envolvendo a revogação do Decreto 18.405/2021, ocorrida no final do mês passado.

Fundo Municipal de Trânsito

O Funtran foi criado por força de lei há cerca de 14 anos, e somente em fevereiro deste ano o uso dos recursos foi normatizado através de regulamentação específica. O texto detalhou que o fundo seria usado para “estudos, projetos e programas, visando aprimorar o sistema de transporte municipal e a infraestrutura de segurança no trânsito”. Depois, em agosto, o teto foi revogado.

Segundo a AMTT, mesmo tendo ficado sem regulamentação entre 2007 e 2021, o Funtran foi utilizado seguindo orientações da legislação federal sobre o tema. A Autarquia informou que, somente entre fevereiro e agosto deste ano, foram depositados cerca de R$ 4 milhões no fundo. Todos os valores foram utilizados para despesas que envolvem sinalização, adequações viárias, envio de correspondências e manutenção.

Uso do Funtran

A AMTT também informou que o Funtran continua em uso, e que legislação municipal deve ser novamente publicada, com atualizações, nas próximas semanas. O município não informou o motivo da revogação do decreto, mas pode ter relação com as mudanças na gestão do trânsito da cidade.

A Prefeitura encaminhou projeto de lei à Câmara prevendo a extinção da AMTT, e está em curso a elaboração de licitação para nova concessão do transporte público. A reportagem questionou qual foi o total repassado e utilizado do Funtran desde 2007 em Ponta Grossa. A Prefeitura informou que está realizando esse levantamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.