em

Prefeito diz que pico da covid-19 em Ponta Grossa será em junho

Por Walter Téle Menechino

O prefeito Marcelo Rangel disse na manhã desta terça-feira (5) no programa Nilson de Oliveira, na Rádio Mundi, que o “pico do novo coronavírus em Ponta Grossa será no final de junho, começo de julho”.

Segundo ele, a previsão consta de um novo estudo de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ao qual teve acesso ontem (4): “Até então, quando me perguntavam quando seria o pico, eu respondia: não sei”.

O prefeito contou que o primeiro estudo ao qual teve acesso, logo quando o vírus chegou à cidade, indicava que o ponto alto da curva da covid-19 seria nesta terça-feira, 47º dia da pandemia. “O estudo inicial dizia que hoje Ponta Grossa já teria muitas mortes e um alto índice de pacientes”, revelou.

Em seguida comemorou: “Nós conseguimos achatar a curva e vencemos a primeira etapa. Temos 19 casos confirmados e oito pacientes recuperados. São os melhores números entre as grandes cidades do Paraná. Vamos manter os cuidados e vencer a segunda também”.

Rangel lembrou que “nas últimas 24 horas não tivemos nenhum caso” e acrescentou que os cuidados devem permanecer para minimizar o contágio e possibilitar novas medidas visando à retomada das atividades comerciais.

O prefeito atribuiu o baixo índice de ocorrências da doença em Ponta Grossa a uma série de fatores, citando inclusive a horizontalidade da cidade, que promove uma baixa densidade populacional (habitantes por km²)..

Segundo ele, medidas como o fechamento do comércio e a adesão da população ao isolamento social e ao uso de máscara, por exemplo, contribuíram para achatar a curva dos casos de covid-19 na cidade.

Reforçou a necessidade de manter o distanciamento social e o uso de máscara e de álcool gel. Disse que tem “uma pesquisa indicando que 93% dos ponta-grossenses estão usando máscara".

Atualização: No final da manhã desta terça-feira (5), às 11h17min, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) enviou a seguinte "Nota de Esclarecimento":

"A Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que não tramitou pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação nenhum estudo que recomende abertura do comércio durante a pandemia, tampouco que o uso de máscaras por 100% da população pode substituir o isolamento.

Ontem (04), professores da UEPG apresentaram para a Prefeitura de Ponta Grossa dados de um estudo que não é institucional e não tem a chancela da reitoria.

Ainda assim, os pesquisadores destacam que os dados reforçam a necessidade de isolamento social, medida que, em março, teve resultados positivos e achatou a curva de progressão local da pandemia.

A UEPG reitera que os estudos oficiais da Universidade são publicados ou divulgados primeiramente no site e redes sociais institucionais".

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.