em

Prédio histórico de Ponta Grossa abrigará Centro de Cultura e Inovação

O prédio histórico que, há anos, abriga o Centro de Cultura, agora será também espaços para o uso de desenvolvedores de startups e empresários voltados ao setor de economia criativa. Para isso, o imóvel deve receber, nos próximos meses, obras de pinturas, instalação de novo mobiliário e equipamentos eletrônicos. Tudo isso na proposta de criar, no local, um Centro de Cultura e Inovação.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Fernando Durante, explica que as negociações para isso tiveram início há cerca de dois anos, em conjunto com a Secretaria Municipal da Fazenda e em diálogo com o Sebrae. “A ideia é que o prédio se torne um espaço convergente, um ponto de encontro que continuará servindo para exposições artísticas e culturais, mas que também seja referência para eventos que tenham como temática a tecnologia, como os hackathons”, explica.

Segundo Durante, o pavimento superior deve permanecer destinado a exposições artísticas, enquanto que o andar térreo poderia abrigar um hub de inovação, um escritório no modelo coworking.

A coordenadora de Fomento em Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, diz que ainda não havia um espaço destinado a essas iniciativas, que precisam de lugar para desenvolvimento e incentivo. “Além disso, o Centro de Cultura vinha sendo subutilizado, como o auditório, que tem 170 lugares mas não tem aproveitamento full time”, diz. A reforma e pintura do prédio ainda exige licitação, mas deve ocorrer até o final deste ano, para que o uso do imóvel esteja consolidada em 2020.

 

Estruturação

De acodo com Durante, existe a intenção de instalar, ainda, um café na entrada do Centro de Cultura e Inovação, que reforçaria aquele como um espaço de encontros e permanências por mais tempo, dando suporte à realização de palestras e oficinas. A proposta segue a linha de experiências similares adotadas em Curitiba e Florianópolis (SC), onde ocorre a convergência entre inovação e cultura. O primeiro evento do tipo ocorreu no prédio, na quarta-feira (18). A partir de agora, a prefeitura quer estabelecer uma agenda constante de eventos voltada aos públicos de cultura ou inovação, ou ainda para ambos simultaneamente.

 

Poréns

– Em gestões anteriores da FMC, um problema de infiltração de água atingiu três salas do pavimento superior do prédio. O espaço está interditado, e não há previsão de obras.

– A prefeitura anunciou, em 2018, que um Centro de Inovação deve ser instalado no novo Mercado Municipal. Esse objetivo ainda está mantido, mas a obra ainda não começou.

 

Entenda melhor:

Hackathons – Eventos para desenvolvedores de software e outros profissionais relacionados à área de programação, para criação de soluções inovadoras para problemas pontuais.

Hub de inovação – Local que reúne novas empresas voltadas à tecnologia, com ênfase na geração de negócios.

Coworking – Espaço que congrega diversos escritórios de profissionais independentes, o que facilita a troca de ideias e diminui custos.

Economia criativa – O conceito se refere a negócios cujo capital intelectual e cultural, assim como a criatividade, geram valor econômico. Por exemplo, o desenvolvimento de games.

Startup – Empresa emergente com modelo de negócio capaz de atingir grande número de clientes e gerar lucro em pouco tempo, sem aumento de custos. Normalmente associada a tecnologia e internet.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.