em

População deve adotar medidas de segurança para evitar assaltos

Comerciantes que estenderam os horários de funcionamento das lojas, nos dias que se aproximam do Natal, devem ficar atentos aos crimes de furtos e roubos, que costumam ser maiores nesta época do ano. Além dos empresários, os cuidados se estendem ainda para a população em geral que optam por fazer as compras dos presentes no período da noite. De acordo com a Polícia Militar (PM), medidas de segurança devem ser tomadas, principalmente, nos horários de fechamento dos caixas. Ações preventivas ajudam a preservar a segurança dos clientes e funcionários.

"Nesta época do ano ocorre uma maior circulação de dinheiro, então aconselhamos primeiramente os clientes a sempre carregarem notas trocadas. Seja para o transporte público ou até mesmo para as compras. É importante também destacar que o montante não esteja visível. Cartões de crédito e débito ajudam a reduzir a probabilidade dos assaltos", orienta a tenente Natália Marangoni, relações públicas da PM.

Da mesma forma, o dinheiro dos caixas dos estabelecimentos comerciais devem ser retirados ao longo do dia. "Grande quantia em dinheiro chama a atenção dos suspeitos", destacou. Objetos que atraem o interesse dos assaltantes também devem ser retirados de circulação, à exemplo de joias, bolsas, celulares e carteiras.

"É importante que as pessoas andem sempre com a bolsa para a frente ou lateral do corpo. Com os homens, vemos que é muito comum eles utilizarem a carteira nos bolsos e isso facilita um furto e a pessoa acaba se dando conta momentos depois", ressalta a policial.

Vigilância

As lojas também devem estar atentas com pontos de vigilância como câmeras de segurança, identificação dos funcionários com uniformes e crachás, além de fiscais de loja para ficar atento aos casos de furtos.

"Além disso, é importante que se observem atitudes de pessoas suspeitas. Alguém, por exemplo, que fica horas no estabelecimento sem comprar nada. Ou que senta na rua e fica somente observando, principalmente, nos horários onde ocorre maior movimentação de lucro", destaca a tenente.

As dicas, segundo a PM, são importantes no sentido de tentar reduzir a oportunidade dos assaltantes agirem contra as vítimas durante este época do ano. "Se os infratores perceberem que as pessoas estão cuidadosas, vão evitar qualquer tipo de crime", aponta Natália.

Operação

Aproximadamente 50 policiais, que normalmente atuam em setores administrativos e outras áreas, como Trânsito e Pelotão de Choque, estão sendo direcionados para atuar na 'Operação Natal 2017' em Ponta Grossa.

De acordo com o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Edmauro de Oliveira Assunção, a Operação, que ocorre a cada ano nos dias que antecedem o Natal, tem por objetivo a atuação preventiva como forma de coibir a ação de criminosos que têm a intenção de praticar furtos e roubos nesse período de compras.

Para isso, os PMs são distribuídos em pontos estratégicos, basicamente ruas do Centro e ruas comerciais em bairros, onde ficam temporariamente fixos ou percorrem trechos de maior movimentação devido a lojas, agências bancárias e terminais de ônibus.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.