em

PM deve higienizar viaturas como forma de evitar contágio

No final da última semana, o 1º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ponta Grossa, recebeu um memorando enviado a toda a PM do Paraná. O documento, assinado pelo chefe do Estado-Maior da PMPR, contém orientações referentes ao Covid-19.

No texto, foram listadas 14 ações a serem adotadas pelos policiais em seu trabalho rotineiro. A maioria delas não é diferente do que tem sido informado em qualquer escritório: lavar as mãos frequentemente, evitar cumprimento com aperto de mãos, não compartilhar objetos pessoais etc. Mas outras são bastante específicas.

Conforme detalha o memorando, em ocorrências policiais na quais o indivíduo abordado relate febre e apresente sintomas respiratórios intensos (tosse e falta de ar), evidenciando um caso grave, a equipe policial deverá acionar imediatamente o Samu para os cuidados emergenciais.

Além disso, após o transporte de indivíduos no compartimento fechado ou nos bancos da viatura policial, os militares estaduais deverão limpar e desinfetar as superfícies internas que foram utilizadas para o transporte.

Segundo o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Leonel Bezerra, as medidas estão sendo acatadas em sua integralidade, mas não causam grandes mudanças na rotina dos PMs. “Os policiais já contam com luvas cirúrgicas e álcool gel nas viaturas, porque são itens necessários. Às vezes, após auxiliar o IML, por exemplo, as luvas e o álcool são indispensáveis”, diz Bezerra, garantindo que os kits já estão nos carros. A diferença principal será a higienização dos bancos, e a necessidade de patrulhamentos com os vidros abertos, para ventilar o ambiente interno do veículo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.