em

População adere ao uso de máscaras em Ponta Grossa

Na última segunda-feira (27), primeiro dia de uso obrigatório de máscaras em Ponta Grossa, previsto no decreto 17.258/2020, a reportagem do DC foi às ruas para ver como estava a adesão por parte da população. A equipe esteve, por volta das 10h30, no Terminal Central e também no Calçadão do Centro da cidade para verificar como as pessoas estavam aderindo ao uso do equipamento de segurança e prevenção à contaminação da covid-19.

No Terminal Central, a reportagem verificou a quantidade de passageiros em quatro ônibus que passaram pelo local. Do total de 81 passageiros contabilizados, apenas 13 não estavam com máscaras dentro dos veículos. O número também levou em consideração cobradores e motoristas. Todos os trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG) estavam protegidos com máscaras. 

Na linha Terminal Central – Nova Rússia, embarcaram 24 passageiros e, destes, cinco estavam sem máscaras. Já a linha Terminal Central – Oficinas, dos 22 passageiros do ônibus, três não utilizavam máscaras.

Foto: José Aldinan

No ônibus da linha Terminal Central – Uvaranas, 25 pessoas embarcaram e apenas quatro delas estavam sem máscaras. Em uma linha menor de ônibus, que saiu do Terminal Central em direção à Vila Marina I, embarcaram quatro passageiros com um sem máscara. 

A idosa Maria Aurora, de 71 anos, aguardava pelo ônibus no terminal utilizando máscaras e luvas. Segundo ela, a medida da obrigatoriedade é importante. “É importante usar as máscaras para evitar a contaminação por essa praga. Só sai da minha casa hoje para resolver um problema junto à Sanepar, do contrário, eu não teria saído”.

O casal, Maria Tavares, de 83 anos, e Paulo Fernandes dos Santos, de 48, também aguardavam pelo ônibus. Mas ela utilizava a máscara enquanto que ele não. “Sempre estamos de máscaras na rua. Só agora que eu tirei para fazer um lanche. Mas já vou colocar novamente”, disse Paulo.

Calçadão

A reportagem também permaneceu no Calçadão no Centro de Ponta Grossa, na esquina de uma farmácia, por cerca de 20 minutos, e contabilizou 100 pessoas que passaram pelo local. Destas, 30 estavam sem máscaras. Algumas pessoas também utilizavam máscaras de forma incorreta por estarem fumando no momento.

Foto: José Aldinan

“Já estou acostumando a usar as máscaras e até acho bonita aquelas máscaras coloridas. Não vejo problema algum em usar”, disse Maria Aparecida, de 62 anos, que estava acompanhada da filha Karine, de 27 anos, que sofre de problema mental. “Saio de casa sempre de máscara, é muito importante”, destacou Karine.

As estudantes Stephany, de 15 anos, e Vitória, de 13 anos, também conversaram com a reportagem do DC no Calçadão. Elas estavam sem máscaras e disseram que o motivo é por questões de adaptação. “É ruim de falar, me incomoda”, disse Stephany. “Sinto que aperta o meu rosto, não consigo utilizar”, complementou Vitória.
 

Prefeitura

Conforme o decreto 17.258/2020, o uso das máscaras pela população passou a ser obrigatório na segunda (27), inicialmente com caráter pedagógico e educativo, “sem sanção direta por se tratar de medida preventiva e protetiva em face dos riscos inerentes à covid-19”.

Mas, ainda na manhã de segunda, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, disse em seu programa de rádio que ainda nesta semana irá publicar um decreto que prevê a punição para que não estiver utilizando máscaras nas ruas. Entre a punição, estão previstos trabalhos comunitários.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.