em

Veja os números sobre covid-19 deste domingo em Ponta Grossa

Neste domingo (21), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou mais 16 casos confirmados de covid-19 em Ponta Grossa. É o segundo maior número de casos informados em um dia desde o início da pandemia na cidade, no dia 21 de março. O maior até agora foi no último dia 18, com 22 ocorrências.

Com os 16 casos deste domingo, a cidade passa a acumular 255 pessoas positivadas para o novo coronavírus, sendo que 87 pacientes são considerados recuperados e não transmitem mais a doença. Com o vírus ativo são 164 pacientes em isolamento domiciliar e 3 internados em enfermarias. Ponta Grossa tem 1 óbito.

Suspeitos

A cidade também tem 2.249 pessoas sendo monitoradas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, por apresentarem sintomas gripais ou por terem tido contato com algum caso confirmado. No sábado, eram mais pessoas monitoradas: 2.316.

O número de casos suspeitos hospitalizados neste domingo permanece igual ao de sábado, 15, e de óbitos em investigação também continua o mesmo, 2. Outras 23 mortes foram pesquisadas e a causa não foi o novo coronavírus.

Hospitalizados

Segundo o Boletim Oficial da FMS publicado no site da prefeitura no finalzinho desta tarde, 10 ponta-grossenses estão internados na Ala Covid do Hospital Universitário Regional, referência da região para a doença. No sábado eram 9.

Desses 10 pacientes, 6 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nenhum deles teve a doença confirmada: 5 estão em investigação, são suspeitos por enquanto, e 1 teve os testes negativados.

Dos outros 4, que estão em leitos clínicos, 2 tiveram covid-19 confirmada, 1 ainda é suspeito de ter a doença e 1 não apresentou a presença do novo coronavírus. 

Ocupação 

Incluindo os pacientes de outras cidades da região de Ponta Grossa – atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – a UTI do HU tem 10 dos 20 leitos ocupados (50%). E a Enfermaria tem 11 leitos com pacientes, dos 15 leitos disponíveis (73%). 

Considerando os hospitais particulares da cidade, existem 310 leitos clínicos vagos (62% do total) e 51 leitos de UTIs disponíveis (70% do total). O governo estadual já contratou dez leitos para atendimento de pacientes do SUS em um hospital particular, como retaguarda, e que podem ser acionados a qualquer momento.

Também serão ampliados os números de leitos de UTI e de enfermaria no Hospital Universitário Regional. Só de UTI serão mais dez leitos.

Testes

Segundo o boletim oficial, foram aplicados 3.439 testes, sendo 1.194 pelo método RT-PCR, considerado o mais preciso deles, e outros 2.245 testes rápidos, com coleta de sangue e que também são reconhecidos pela FMS. Dos testes por RT-PCR, 279 ainda não tiveram os resultados concluídos.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.