A Prefeitura de Ponta Grossa deve abrir no dia 14 de outubro o pregão eletrônico 213/2021. O aviso de edital foi publicado nesta semana em Diário Oficial, prevendo a contratação de entidade prestadora de serviços de elaboração de Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). O investimento máximo será de R$ 102.617,50, e prevê o levantamento de todas as necessidades para implementação, manutenção e controle do sistema.
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Plano Diretor de TI
Conforme detalhado pelo Município, o documento elaborado seguirá o Guia Prático para elaboração do PDTI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Guia de Governança de TI do TCE-PR.
“Um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) visa orientar uma organização no uso correto de seus recursos de tecnologia da informação, levando-a focalizar nos processos de melhoria contínua de governança”, informou a assessoria de imprensa.
Agilidade e controle
Para o cidadão comum, significa que o Município está contratando uma empresa que deverá apontar formas de minimizar desperdício, garantir o controle, aplicar recursos no que for considerado mais relevante e melhorar a qualidade do gasto público e serviços prestados. Não raro, isso implica em softwares e sistemas on-line que integram os órgãos do município.
Por exemplo, a possibilidade de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terem acesso ao prontuário de um paciente, independente da UBS de referência para seu atendimento.
Documentos
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação envolve a garantia de que documentos não será perdidos. Ou, ainda, o encurtamento de trâmites burocráticos para a emissão de um documento ou análise de uma solicitação a departamento. Teoricamente, a implantação do PDTIC também significa maior transparência e divulgação nas ações públicas.