em

Ponta Grossa tem primeiro caso de varíola dos macacos

varíola dos macacos
Foto ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) divulgou na tarde de hoje (28) o boletim semanal de casos da varíola dos macacos. Ao confirmar 38 novos episódios da doença no Paraná, o órgão oficializou o primeiro caso positivo em um paciente de Ponta Grossa.

Além de PG, uma segunda cidade da região dos Campos Gerais teve caso confirmado nesta quarta: Palmeira, também com um caso positivo da doença.

A SESA-PR ainda não detalha o perfil dos pacientes positivados nas duas cidades.

Além do primeiro episódio de varíola dos macacos confirmado, Ponta Grossa tem três pacientes com suspeita do vírus. Outros 17 possíveis casos foram descartados ao longo das últimas semanas.

Nenhuma outra cidade da 3ª Regional de Saúde tem casos suspeitos da doença, conforme o boletim estadual.

A doença

A Monkeypox ou “varíola dos macacos”, como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Casos confirmados

O Paraná contabiliza 215 casos da doença. Os 38 pacientes confirmados com a doença nesta semana são de Curitiba (26), Araucária (1), Colombo (3), Pinhais (2), São José dos Pinhais (1), Palmeira (1), Ponta Grossa (1), Foz do Iguaçu (1), Cascavel (1) e Santo Antônio da Platina (1).

Dentre os contaminados no Paraná, 204 são homens e 11 são mulheres.

Confira o boletim do Paraná na íntegra:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.