em

Ponta Grossa tem aumento de 35% nas mortes violentas

Homem morto a tiros conveniência
(Foto: Arquivo DC)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-PR) divulgou, nesta semana, o relatório com dados de mortes violentas referente ao período entre janeiro e dezembro de 2021 no Paraná. Os dados consolidam aquilo que os relatórios parciais já demonstravam, e apontam que, em Ponta Grossa, houve uma aumento de 35% nos óbitos resultantes de homicídios dolosos. O município registrou, em 2020, 54 mortes violentas. Ao longo de 2021 foram 73 óbitos.

Mortes violentas

O aumento já vinha sendo percebido pelas autoridades policiais e pela população em geral. Conforme já foi demonstrado em reportagens do Diário dos Campos e portal dcmais, nos últimos meses houve uma explosão de homicídios, muitos deles com características de execuções, e aparentemente relacionados ao tráfico de entorpecentes pratico por grupos criminosos rivais.

Como resultado, entre os 10 municípios mais populosos do estado, Ponta Grossa foi aquele que apresentou maior aumento percentual nos homicídios dolosos. Logo após Ponta Grossa (+35%) estão Maringá (+12,9%) e Paranaguá (+11,2%).

Arte: dcmais

Ainda entre os 10 maiores municípios, cinco tiveram redução nos homicídios dolosos: Curitiba (-11,7%), Foz do Iguaçu (-15,4%), São José dos Pinhais (-18%), Cascavel (-5,4%) e Londrina (-24,6%), que foi a cidade que apresentou maior queda no percentual de mortes violentas. Colombo e Guarapuava mantiveram os mesmos números do ano anterior.

No Paraná

A estatística local é diferente dos números gerais no estado. De acordo com a SESP-PR, a redução nas mortes violentas intencionais foi de 5,7% no Paraná, em relação ao ano anterior. Em 2020 foram 2.113 mortes, e em 2021 foram 1.993. A redução ficou demonstrada nos diversos segmentos descritos no relatório, o que inclui latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio.

Somente no quesito homicídios dolosos a redução foi de 4,73%. Em 139 municípios, não houve ocorrências desses crimes ao longo do ano passado. Ainda assim, oito das 23 Áreas Integradas de Seguranças Públicas (divisão geográfica do setor que congrega todos os municípios) tiveram aumento nas mortes violentas intencionais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.