em

Ponta Grossa segue sem mapeamento de covid-19 por região

Ponta Grossa chegou ao final da tarde dessa quarta-feira (3) com 83 casos confirmados de covid-19. Foram mais três contágios identificados em 24 horas. Um deles é homem, 46 anos, profissional de saúde. Nos outros dois, um homem de 42 anos e uma mulher de 67 anos, as equipes de Epidemiologia ainda tentam rastrear a origem do contágio e os eventuais contatos posteriores.

Apesar de ter registrado os primeiros casos de transmissão comunitária na semana passada, alcançando um novo patamar no contágio pelo novo coronavírus, Ponta Grossa ainda não conta com a divulgação de um mapa da disseminação da covid-19.

O dado, que poderia ser útil para a adoção de estratégias na gestão pública em iniciativa de contenção de contágio e também para alertar a própria população, só foi informado em relação aos seis casos de transmissão comunitária tornados públicos até essa quarta-feira (3). São seis casos, distribuídos em cinco bairros. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o levantamento por bairros ainda está sendo finalizado.

Outros municípios já adotaram a medida de disponibilizar informações por região. Londrina já apresenta o mapa de forma detalhada. A prefeitura de Cascavel, que tem um dos maiores índices de contágio do Paraná, vem divulgando o mapa semanalmente. A prefeitura de São José dos Pinhais disponibiliza um mapa interativa com link já em sua página inicial. A prefeitura de Londrina também tem um mapa que apresenta a localização aproximada de residência de cada caso.

No entanto, a maioria dos municípios não apresenta informação sobre transmissão comunitária. Se o mapa ajuda de alguma forma ao identificar a residência dos pacientes, por outro lado ele não delimita o ponto de contágio, que pode ser desde um ponto de ônibus ou elevador, por exemplo.

 

Números

Dos 83 casos confirmados em Ponta Grossa, 50 são considerados recuperados. Do total, 24% são profissionais de saúde. Estão sendo monitorados 1.525. Três casos suspeitos estão hospitalizados. Há um óbito suspeito e 19 já foram descartados. Oficialmente, nenhum óbito pela covid-19 foi registrado. A taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid-19 é de 60% em UTI adulto e 20% em leitos clínicos, no Hospital Universitário. Os dados são do boletim municipal, atualizado às 15 horas de ontem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.