Três homicídios em um único dia, todos com características de execução. A quarta-feira (30) foi movimentada no setor policial de Ponta Grossa. Pela manhã, houve um duplo homicídio. No final da tarde, mas uma morte, também por ferimento de arma de fogo.
No primeiro caso, era por volta de 8h15 quando um veículo Nissan Versa de cor branca entrou no pátio de um lavacar no Bairro Boa Vista. O estabelecimento tinha acabado de abrir as portas, e estavam no local o proprietário e um funcionário.
Do veículo que acabava de entrar, saíram dois homens, que imediatamente efetuaram uma série de disparos de pistola. Câmeras de segurança registraram o crime, e as imagens reforçam a tese de execução.
De acordo com o delegado Fernando Maurício Jasinski, os autores se evadiram em seguida ao crime, possivelmente através da rodovia em direção ao município de Carambeí. Agora, a investigação busca identificar também a motivação. Entre as teorias, está a possível ligação de pelo menos uma das vítimas com outros crimes ocorridos em datas anteriores.
“Já sabemos que o funcionário do lavacar, de 22 anos, havia sido preso em flagrante há cerca de dois anos. Ele teria se envolvido em uma tentativa de homicídio, lançando veículo contra Guarda Municipal. Em 2020, uma denúncia de envolvimento em tráfico de drogas também levou até o mesmo rapaz. Não foram encontrados entorpecentes, mas ele foi autuado por posse ilegal de munição”, informa o delegado.
Modus operandi
O que chama a atenção é a maneira de agir dos autores do crime verificado na manhã desta quarta-feira. A linha de ação é similar à verificada em pelo menos outros três crimes – que totalizam cinco mortes – ocorridos desde 2019. Neles, os autores chegaram em veículo, efetuaram diversos disparos e se evadiram em seguida. Todos os casos foram na região do Bairro Chapada e, em dois deles havia relação de parentesco entre as vítimas.
Quatro crimes de execução
15 de setembro de 2019
Era noite de domingo, quando uma família foi alvo de cerca de 50 tiros. A ocorrência foi no Núcleo Santa Luzia, no Bairro Chapada. O atentado matou um homem de 31 anos e uma mulher de 27. Um menino de seis anos, filho do casa, não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital. Uma mulher e outras três crianças ficaram feridas, por tiros ou estilhaços. O alvo seria o homem, que tinha recentemente deixado a prisão após cumprir pena por roubo.
11 de setembro de 2019
A partida de futebol com os amigos terminou com morte, na noite de quarta-feira, 11 de setembro do ano passado. A ocorrência também foi no Núcleo Santa Luzia, Bairro Chapada. Um pintor, de 39 anos, deixou o campo e foi até o carro para buscar algo. Quando voltava, foi atingido por diversos disparos de arma de fogo. Os autores estavam em outro veículo.
16 de setembro de 2020
Pelo menos 10 tiros foram disparados contra um mecânico de 37 anos, em oficina localizada no Jardim Sabará, Bairro Chapada. A vítima morreu no local, e as primeiras investigações apontaram que ele pode ter sido morto por engano. Seu irmão chegou à oficina uma hora depois, também trabalhava como mecânico e tinha semelhanças físicas com a vítima. A oficina era um negócio da família, que tem grau de parentesco com a família vítima de atentado em 15 de setembro de 2019.
30 de setembro de 2020
O proprietário de uma empresa lavacar e um funcionário foram mortos, com vários tiros, na manhã de quarta-feira (30), por volta das 8h15, no Bairro Boa Vista. Ambos haviam chegado para trabalhar e, minutos depois, um veículo estacionou. De dentro saíram dois homens, que já chegaram atirando. Câmeras flagraram o crime, e reforçam a tese de execução. A polícia ainda procura o veículo usado no duplo homicídio e os autores.
Homem é morto com tiro no peito
O Siate foi acionado, por volta das 17 horas desta quarta-feira (30), em uma ocorrência de disparo de arma de fogo em Ponta Grossa. A vítima é um homem de 32 anos, que foi atingido no peito por pelo menos três tiros com arma de cano longo.
O fato foi na Rua Professora Haidee de Oliveira Madureira, na região do Parque Nossa Senhora das Graças. A polícia colheu informações sobre o autor e chegou até um endereço. O suspeito não foi localizado, mas foram apreendidas duas bicicletas furtadas, que foram encaminhadas à 13ª SDP.