em

Ponta Grossa já aplicou vacina em 70% dos idosos

Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa aplicou vacina contra covid-19 em mais de 33,5 mil idosos, conforme apontam os dados do “vacinômetro”, atualizado diariamente pela Fundação Municipal de Saúde em sua página oficial na internet. Os dados do Ministério da Saúde, que servem da base para o plano estadual e municipal de imunização, aponta que a cidade conta com cerca de 48,4 mil pessoas com mais de 60 anos de idade.


Significa dizer que o município já aplicou pelo menos uma dose do imunizante em aproximadamente 70% dessa população que, desde o início da pandemia, é considerada a faixa etária de maior risco diante de uma infecção pelo coronavírus.


Considerando o ritmo de imunização – a prefeitura afirma, com base em dados estaduais, ter aplicado 98% das doses recebidas para primeira aplicação – o município é um forte candidato a atingir a meta do Governo do Paraná, de aplicar pelo menos uma dose da vacina em cada idoso do estado até o final deste mês.


Ponta Grossa iniciou no final de semana a aplicação de primeiras doses em pessoas com mais de 64 anos de idade, e está aplicando a segunda dose em pessoas com mais de 70 anos. A imunização desse público será retomada na quinta-feira (22).

Estatística
Quase nove em cada dez pessoas com idade acima de 65 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Paraná. O Estado vacinou mais de um milhão de pessoas nessa faixa etária, 86% de um público que conta com 1.227.551 pessoas, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19.

Faixas etárias
Entre o público dos idosos, a faixa etária dos 80 aos 84 anos foi a que teve a maior porcentagem de vacinados, com 98% das 126.822 pessoas recebendo a primeira dose (124.813 vacinadas). Em metade delas (62.946) já foi aplicada a segunda dose.

Meta
A meta da Secretaria de Estado da Saúde é completar ainda neste mês a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais, para dar continuidade ao cronograma dos demais grupos prioritários previstos no plano.


“Nossa vontade é que, até 30 de abril, possamos chegar à grande maioria dos idosos com 60 anos ou mais. É uma luta, queremos fazer a vacinação acontecer com os mutirões de domingo a domingo, com o Corujão da Vacinação e no dia a dia das unidades de saúde”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.