Já está garantida para a partir da segunda semana de março a oferta de voos diários entre Ponta Grossa e Campinas (SP), operados pela companhia Azul. As passagens, inclusive, já estão sendo vendidas.
Os horários, de segunda a segunda, seguem os que já estão sendo utilizados agora: o avião sai do aeroporto Viracopos de Campinas às 8h35 para chegar em Ponta Grossa às 10 horas e então decolar no sentido inverso às 10h40, finalizando a viagem às 12 horas.
Há opções de passagens a partir de R$ 160,89 já no mês de março. Confira aqui.
A título comparativo, a passagem de ônibus mais barata para o mesmo trecho custa cerca de R$ 40 a menos, mas enquanto o voo dura 1h20, a viagem rodoviária não é feita em menos de 8h15.
Novos trechos
Sobre a oferta de outras rotas além dos voos diários entre Ponta Grossa e Campinas, o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, conta que em março a Prefeitura tem uma reunião marcada com a Azul para verificar a viabilidade de um voo que parta de PG com destino ao aeroporto de Congonhas, da cidade de São Paulo, e também Foz do Iguaçu.
Obras
O aeroporto de Ponta Grossa aguarda o desenrolar de trâmites burocráticos e judiciais para recebeu um investimento de R$ 35 milhões voltados à sua infraestrutura, o que, além de voos diários, pode possibilitar a operação de aeronaves maiores, por exemplo. Saiba mais sobre o processo e o que atrasou o seu avanço neste link.
O pacote de obras contempla a construção de nova taxiway (espaço para deslocamento em solo e/ou manobra de aeronaves), reforma e ampliação do pátio de aeronaves, novo estacionamento de veículos e um terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados, que passará a ser utilizado para a aviação comercial, enquanto que a executiva ficará no atual.
Enquanto ele não sai do papel, a Prefeitura vem fazendo algumas adequações no aeroporto, conforme cita o superintendente do aeroporto, Victor Hugo Oliveira. Uma delas foi a já finalizada construção de um muro de 3 metros de altura entre a pista de pouso e a área de entrada e saída de veículos, substituindo o antigo alambrado por blocos de concreto.
Outra é a ampliação da área de segurança, que está dobrando a faixa paralela à pista de 70 para 140 metros. Como este tamanho ultrapassa o acesso que vinha sendo utilizado pela rodovia, um novo acesso provisório foi executado – o definitivo depende de licitação que, segundo o secretário de Planejamento, deve ser anunciada em breve.