em

Ponta Grossa ganha rede de altas velocidades para educação e pesquisa

Ponta Grossa foi escolhida para a 1ª inauguração do Programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (RedeComep) em 2021. O lançamento acontece nesta quarta-feira (16), às 10h, e será transmitido online.

A iniciativa, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), prevê a implantação de redes de alta velocidade na região, conectando Universidade Estadual de Ponta Grossa, Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Prefeitura de Ponta Grossa a cerca de 800 Instituições de ensino superior e centros de pesquisa em todo o país.

Lançamento

O lançamento vai contar com a participação do reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona; a presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan (Reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná); e do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

Ao todo, a Rede Metropolitana de Ponta Grossa contará com 12 sites espalhados pela cidade, 48 km de comprimento de rede e 20 Gbps (10+10) de capacidade de banda para cada ponto conectado.

“A principal característica da rede é prover conectividade em alta velocidade entre as instituições participantes e suas diversas unidades. Essa elevada capacidade de transmissão de dados poderá viabilizar novas aplicações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão além da ampliação da cooperação entre as instituições participantes”, comenta Luiz Gustavo Barros, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação na UEPG e coordenador da Rede Ponta Grossa.

A grande vantagem da Redecomep é a possibilidade de utilização de uma ciberinfraestrutura de alto desempenho para experimentação e pesquisas, além de garantir o funcionamento de serviços avançados de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

As redes já implantadas possuem mais de 540 instituições consorciadas. A cobertura total do conjunto das redes ultrapassou a marca de 3,5 mil km. Atualmente, estão implantadas 43 redes ópticas – grande parte em operação integral, incluindo 27 redes nas capitais e no Distrito Federal e 16 em municípios do interior.

Avanço

“A Rede Nacional de Pesquisa é um avanço muito grande para região de Ponta Grossa, principalmente, nesse momento de pandemia, pois poderemos dar acesso de qualidade e aumentar a acessibilidade, que hoje significa democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão”, explica Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

“Com esta rede de alta velocidade Ponta Grossa ingressa de forma definitiva num novo patamar. Nossa administração está pautada na inovação e no suporte ao desenvolvimento de novas tecnologias. É para nós emblemático que esta primeira inauguração aconteça neste governo, e neste momento, quando abrimos as portas para programas próprios de integração tecnológica. A parceria com o governo federal e as instituições participantes é uma sinalização muito clara de nossa perspectiva: apenas o conhecimento pode nos levar a um patamar ótimo de desenvolvimento”, reforça Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa.

“Contar com a cidade de Ponta Grossa na RedeComep, sem dúvida, traz um grande ganho para a comunidade acadêmica como um todo. Estamos muito contentes com os avanços que estamos fazendo, melhorando cada vez mais a conexão entre instituições de ensino em todo o país, principalmente em cidades do interior e regiões metropolitanas, onde o acesso muitas vezes ainda é difícil. Sabemos que esse apoio é essencial no apoio a projetos e pesquisas científicas colaborativas, o que está diretamente ligado ao desenvolvimento do nosso país “, finaliza o diretor-adjunto de Relacionamento Institucional da RNP, Gorgonio Araújo. 




Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.