em

Ponta Grossa estima ter 150 pessoas vivendo nas ruas

(Foto: Fábio Matavelli / Arquivo DC)

Nessa terça-feira (22) foi destaque em Ponta Grossa a notícia de que um homem abrigado sob tenda em estacionamento teria morrido de frio. Embora a ocorrência, a princípio policial, deva ser registrada como morte por causas naturais, existe um esforço da prefeitura e de entidades para que fatos como esse não se repitam.

Vivendo nas ruas

A estimativa atualizada da Prefeitura de Ponta Grossa é que haja 25 a 30 moradores de rua – que são aqueles classificados como pessoas sem referência domiciliar nenhuma. Há nessa estimativa outras 120 pessoas em situação de rua – aquelas que têm residência fixa, mas utilizam a rua como meio de sobrevivência.

Abrigo

Segundo a prefeitura, o município tem duas entidades que realizam o serviço de acolhimento. Essas casas de apoio de apoio podem acolher 50 pessoas cada, oferecendo um total de 100 vagas no município.

O ginásio esportivo Zukão, na Nova Rússia, também oferece, a partir deste mês, serviço de pernoite. A entrada acontece das 20h às 22 horas e a saída ocorre até as 8 horas do dia seguinte. A prefeitura disponibiliza colchões, travesseiros, cobertores e alimentação, além de kits de higiene pessoal. O atendimento deverá ser mantido no ginásio por todo o inverno, sendo que em 2020 foi realizado até setembro.

Conheça os atendimentos na cidade

Centro POP: fica localizado na Rua Tobias Monteiro, 54, próximo à rodoviária. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Serve café da manhã, café da tarde, oferta banhos, lavagem de roupas. As pessoas são atendidas por uma equipe técnica que encaminha essa população para serviços de acolhimento, obtenção de documentação pessoal, passagens intermunicipais, serviços de saúde.

Serviço de Abordagem Social: Equipe faz busca ativa das pessoas que se  encontram na rua, e presta orientação e encaminhamento. Atendem de segunda a sexta-feira, das 10h às 17 horas, no período da noite das 21h às 23 horas, e finais de semana em regime de plantão.

Restaurante Popular: Tem servido  em média 100 refeições por dia para o público do Centro POP e para pessoas abordadas pela Abordagem Social.

Como ajudar

A população que identificar pessoas que estão nas ruas pode entrar em contato no telefone de plantão da Abordagem Social (98872-3820), e uma equipe se deslocará até o local para proceder com o atendimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.