em

Ponta Grossa dobra quantidade de obras liberadas neste ano

No primeiro quadrimestre 796 alvarás de construção foram expedidos, 165% a mais que no mesmo período do ano passado

O mercado imobiliário de Ponta Grossa é um dos segmentos que continuou em alta mesmo em meio à pandemia – e os números da construção civil ainda mostram uma aceleração neste ano. Levantamento da Prefeitura Municipal elaborado a pedido da reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais aponta que nos quatro primeiros meses deste ano 796 alvarás de construção foram expedidos pelo Município, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2020, quando apenas 300 obras foram liberadas no quadrimestre.

Avaliando o mês a mês de 2021 percebe-se uma tendência de aumento no início do ano, tanto de janeiro para fevereiro, quanto comparando esses meses aos de anos anteriores.

Em janeiro de 2021 foram 241 alvarás expedidos, número que cresceu para 270 no mês seguinte. No ano passado os números registrados no período – que antecedia a pandemia, chegada em Ponta Grossa em março – foram 88 e 85.

Dos 270 alvarás concedidos em fevereiro de 2021, porém, houve uma queda brusca no mês de março, que contou com um lockdown na cidade: foram apenas 93 obras liberadas, número que mais que dobrou em abril (192).

Metragem

Avaliando os metros quadrados contidos nos alvarás percebe-se uma mudança no perfil das obras: apesar de 165% mais numerosas, o total de m² cresceu “apenas” 58,2% do primeiro quadrimestre de 2020 para o de 2021.

Isso pode indicar, principalmente, dois fatores: ou que grande parte das construções liberadas referem-se à ampliações ou reformas de imóveis já existentes ou que os imóveis estão sendo construídos em tamanhos menores.

A discrepância fica bem evidente quando se divide o total de m² pelo total de alvarás liberados: enquanto que em 2021 o resultado é 210 m²/alvarás, em 2020 o índice era de 353 m²/alvarás no mesmo período.

Análise

De acordo com o diretor Departamento de Urbanismo, Orlando Hennenberg, o mercado em Ponta Grossa é bem aquecido e a quantidade de emissão de alvarás nem sempre reflete a realidade. “Não podemos dizer que houve acréscimos ou decréscimos apenas baseados nos alvarás, pois Ponta Grossa conta com muitos investidores, bem como diversos edifícios e condomínios em análise pelo Urbanismo e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan). Nestes casos, somente após diversos estudos que os alvarás são liberados”, pondera o diretor.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.